Profissionais da Educação de Juatuba e Sindicato questionam valor do rateio do Fundeb

0
503

Cerca de 400 profissionais da Educação de Juatuba receberam, cada um, a quantia de R$3.362,00 referente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Porém, eles reclamam que o valor está muito aquém daquele recebido por educadores de cidades do mesmo porte de Juatuba. Em denúncia feita junto ao Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserj), eles alegam que os educadores de municípios similares a Juatuba receberam cerca de R$8 mil. 

Em nota, o Sindserj afirmou que foram encaminhados ofícios às Secretárias de Fazenda e Educação no dia 08 de dezembro, solicitando informações acerca do valor total das sobras do Fundeb e sobre os gastos empenhados nas reformas e ampliações realizadas nas escolas municipais com parte da verba. No entanto, os questionamentos feitos pelo sindicato não foram respondidos pela prefeitura.

Professoras insatisfeitas

A professora da rede municipal, Vânia de Oliveira, pontua a ausência de transparência da Prefeitura na exibição e cálculo dos valores. “Estou muito chateada com a falta de transparência. Não sabemos qual o valor foi dividido e nem como foi feita essa divisão. Os valores, foram iguais para todos, mas é isso que lei prevê? No meu entendimento, não. Seria 70% para professores e 30% para os que não são professores, mas atuam na área da educação. Houve interpretação diferente na lei, gerando confusão e falta de transparência” argumenta.

Já a professora Vanusa Rodrigues Ferreira Silva, que atua no magistério há 23 anos, afirma que a prefeitura tem obrigação de dar publicidade aos gastos das verbas públicas. “Estou insatisfeita porque a prefeitura não esclareceu sobre a destinação dos valores. Não divulgou como foi feito o cálculo da quantia a receber e nem o saldo total do Fundeb. Em outros municípios o valor foi rateado de acordo com a carga horária trabalhada e a função exercida. Já procurei o RH da prefeitura e eles não sabem dizer como foi feito o cálculo em Juatuba”, afirma indignada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + 12 =