Projeto Animal Luz reabre e contabiliza 300 consultas e 100 cirurgias este ano

Animais abandonados em Juatuba ainda é um problema que gera protestos da população

0
28

Animais abandonados em Juatuba ainda é um problema que gera protestos da população

Quatro meses após reabrir as portas, o Instituto Animal Luz, fechado em 2024 após um escândalo que envolveu o desaparecimento de animais, vive um novo capítulo sob a gestão do prefeito Ted Saliba.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Juatuba, Laécio do Silvestre, responsável também pela coordenação do programa, o número de animais assistidos já ultrapassa os 300 atendimentos.

“O Animal Luz foi completamente reestruturado e está atendendo perfeitamente dentro da regulamentação, inclusive temos altos números de atendimento nesses quatro primeiros meses”, afirmou o secretário.

Os dados apresentados pela secretaria indicam que, entre janeiro e abril, mais de 300 consultas veterinárias foram realizadas e cerca de 100 animais passaram por cirurgias, incluindo castrações. O serviço atende cães, gatos e até equinos, independentemente da idade ou condição física. Isso inclui desde filhotes abandonados até animais adultos doentes ou vítimas de atropelamento.

Moradores pedem recolhimento de animais abandonados

Apesar do avanço nos números, moradores continuam relatando cenas de abandono, especialmente na região central.  Esse é um dos casos registrados na rua Antônio Dias, no bairro Cidade Nova I, em Juatuba. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, vários cães visivelmente debilitados, aguardam pelos potinhos de ração e água que o morador Gil Dornelles coloca na calçada todos os dias. A cena também se repete em outros pontos da cidade e é tema recorrente de denúncia dos moradores.

No entanto, o projeto Animal Luz tem como foco prioritário o atendimento clínico, o que explica, em parte, a dificuldade em recolher todos os casos denunciados. Enquanto isso, moradores e voluntários seguem fazendo o que podem. “A gente recolhe, alimenta, tenta cuidar. Mas chega uma hora que não dá conta”, desabafou Gil Dornelles.

A situação de abandono não se restringe apenas a cães e gatos. A presença de cavalos soltos em ruas e rodovias é uma realidade frequente em Juatuba, com vários acidentes reportados pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme.

Questionado sobre o tema, o secretário afirmou que uma campanha de conscientização está em fase de elaboração. “Com relação a animais soltos nas ruas, estamos preparando uma campanha, e em breve teremos mais informações. Mas desde já, estamos avançando na parte burocrática da fiscalização”, disse.