A Prefeitura de Juatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto “Paz nas Escolas”, com o objetivo de promover a prevenção ao bullying e tornar a escola mais acolhedora a todos os alunos.
A abertura oficial do projeto aconteceu na Escola Municipal Etelvina Santana da Costa, na última segunda-feira (12), com uma palestra ministrada pelo promotor de justiça Dr. Lélio, que abordou o tema “Escola Segura – Construindo um ambiente de paz. Porque cuidar da convivência é compromisso de todos”.
Segundo a Secretária de Educação, Gelma Barbosa, a fala do promotor trouxe reflexões importantes sobre o papel de cada membro da comunidade escolar na construção de uma convivência respeitosa.
A programação seguiu ao longo da semana com a “Semana de Combate ao Bullying, realizada entre os dias 12 e 15, com diversas atividades educativas conduzidas pelos próprios alunos do 9º ano. Entre as ações, destacaram-se: confecção da Árvore da Amizade, com frases escritas pelos estudantes; teatro da Amizade, dramatizações sobre respeito e empatia; sessões do projeto “Empatia no Cinema”, com filmes temáticos; roda de conversa “De Frente com o Amigo”; produção de cartazes e músicas de conscientização e atividades cívicas com foco na cultura da paz.
De acordo com a secretária de Educação, o projeto tem caráter preventivo, buscando atuar antes que os casos ocorram ou se agravem.
Ainda de acordo com Gelma, a iniciativa, que segue até o dia 22, será expandida para todas as escolas da rede municipal. A Secretaria de Educação informou que as próximas datas ainda serão definidas após o encerramento das atividades na Escola Etelvina.
Mateus Leme
Já Mateus Leme, tem desenvolvido nas unidades escolares o projeto “Bullying não tem graça”, que integra ações educativas, rodas de conversa, momentos de escuta, atividades lúdicas, oficinas com especialistas e campanhas de conscientização. “Sempre com foco na prevenção de comportamentos discriminatórios e na valorização da convivência ética e respeitosa no ambiente escolar”, explica a Secretária de Educação Fátima Gaia.
Ainda de acordo com a secretária, o projeto é executado durante todo o ano, não apenas na data do dia nacional de combate ao bullying. “Monitoramos os resultados constantemente, promovendo formações com os profissionais da educação e incentivando a participação ativa das famílias, com o intuito de consolidar uma cultura de paz nas escolas”
