Fogo, calor e devastação estão resumindo o cotidiano dos moradores de Juatuba e Mateus Leme. O clima seco e o longo período de estiagem, são as principais causas das queimadas que causam o agravamento de doenças respiratórias, ardência nos olhos, dificuldades para respirar e muita sujeira de fuligem nas casas.
Apenas na última semana, a Serra do Elefante, monumento natural de Mateus Leme, registrou pelo menos sete focos de incêndio. Em contato com a Brigada 1, que atua no combate às queimadas, nos dois municípios, a reportagem foi informada que o trabalho voluntário está tão intenso, que os brigadistas não estão tendo tempo hábil para fazer o levantamento e a apuração dos números de incêndios do último mês. “Estamos atuando em diversas frentes e precisamos de doações de água, combustível, óleo dois tempos, frutas, rapadura e lanches para os combatentes”, pede a coordenadora da Brigada 1, Sileny Andrade Menezes.
Campanha educativa
Esta semana, a prefeitura de Mateus Leme, em conjunto com a Defesa Civil, Brigada 1, Associação Amigos da Serra do Elefante (AASE) e o 4º Pelotão da Polícia Militar lançaram a campanha “S.O.S Queimadas”.
A iniciativa faz parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que inclui ainda a realização de blitz educativas, criação de peças de comunicação sobre o tema, criação de vídeos promocionais, publicações nas mídias sociais da prefeitura e das entidades que participam da campanha e propaganda volante.
O Plano de Prevenção contempla ainda ações de mapeamento de locais onde estão sendo depositados resíduos sólidos em áreas, reforço do policiamento e a integração da fiscalização em áreas críticas, ações educativas em escolas e condomínios localizados em áreas rurais. Além disso, serão realizadas visitas às unidades de conservação da cidade e na Serra do Elefante, visando sensibilizar a comunidade para que adote as áreas protegidas como suas unidades.
Defesa Civil de Juatuba pede colaboração
Juatuba também está sofrendo com as queimadas e, na última semana, por exemplo, o município registrou um grande incêndio no bairro Veredas da Serra e em vários outros pontos da cidade.
“A Defesa Civil teve que intervir nas ocorrências de queimadas, pois muitas pessoas ligaram pedindo socorro e tiveram que ser retiradas de suas casas, pois os incêndios já estavam invadindo algumas residências. Pedimos que a população tenha consciência e colabore denunciando as queimadas criminosas. O Corpo de Bombeiros já não está conseguindo atender mais todas as ocorrências”, pontuou o órgão.