A reconstrução da passarela na BR-252, no trecho que corta os bairros de Veredas e Dona Francisca, em Juatuba, teve início nesta quinta-feira (18). As obras começaram quase um mês após a estrutura ser interditada, depois que uma carreta retroescavadeira a atingiu e danificou, no dia 25 de junho. De acordo com a assessoria da concessionária Triunfo Concebra, responsável pela manutenção da via, a expectativa é de que a passarela provisória, esteja liberada para os pedestres ainda neste fim de semana. “O dano foi em decorrência de um acidente imprevisível para a concessionária, por isso a que está sendo construída agora é uma passarela emergencial para que os pedestres não fiquem desassistidos”, diz a assessoria.
Histórico de Intervenções
Este não é o primeiro problema enfrentado no local onde está instalada a passarela. Em 2022, a estrutura foi danificada devido a problemas com o talude adjacente. Segundo a empresa, naquela ocasião, a concessionária também tomou medidas para garantir a continuidade do acesso dos pedestres, instalando uma escada provisória que permitia a travessia, enquanto a obra de reconstrução era realizada. A solução encontrada foi a implementação de uma “cortina” de concreto para estabilizar o talude e evitar futuros danos.
Com a passarela provisória prestes a ser liberada, os planos para erguer a passarela permanente estão em andamento, mas ainda não tem uma data definida. “A reconstrução da passarela permanente está em fase de projeto”, diz a empresa.
Conforme já noticiado pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme, os moradores dos bairros adjacentes clamam por um viaduto e construção do retorno para encurtar a distância da região ao centro da cidade. Para chegar à área central, os veículos precisam passar por Francelinos, aumentando em três vezes o percurso que deveria ser de apenas seis quilômetros, caso houvesse o retorno. Sobre essa demanda, a concessionária informou que estas obras não estão previstas contratualmente.