Esta semana, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrevistou o prefeito de Mateus Leme para mais um mandato, Dr. Renilton Coelho, reeleito com 83,56% dos votos, contra 16,44% da segunda candidata, Dra. Vanessa esposa do Aldair.
Nascido em Montes Claros, Dr. Renilton mudou-se para Belo Horizonte em 1997 para cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais.
Em 2013, mudou-se para Mateus Leme, onde consolidou sua carreira como médico e assumiu a responsabilidade de gerir postos de saúde, tendo passagens também por outras unidades de saúde da região como Itaúna e Betim.
O interesse pela política começou em 2018, com o apoio à candidatura de Diego Andrade para deputado federal. Em 2020, ele disputou as eleições municipais pela primeira vez, com uma vitória apertada em cima do segundo candidato. “Até aquele momento, eu não tinha nem mesmo redes sociais, o que foi um obstáculo durante a campanha”, disse.
Nessas eleições, o candidato saltou para um índice de votação de mais de 80%, que ele acredita ser fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. “É histórico, confesso que foi acima da expectativa. Esperava cerca de 12 mil votos e conquistamos mais de 16 mil, o que confirma que conseguimos mostrar o resultado de um trabalho de três anos e meio”, comemora.
Mesmo às voltas com um processo de cassação de seu primeiro mandato, Dr. Renilton diz que continuou trabalhando, com o objetivo de entregar resultados para a população. “Apesar desses obstáculos, mantivemos o foco e a confiança na justiça, e isso nos permitiu continuar o trabalho com tranquilidade. Foi um trabalho feito ao longo de três anos e meio e, não, no último ano. Entregamos obras que foram programadas e realizadas ao longo do mandato.”, explica.
Primeiros quatro anos com resultados em todas as secretarias
Ao refletir sobre sua atual gestão, Dr. Renilton destaca algumas realizações mais importantes, com foco nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Segundo ele, apesar do tempo relativamente curto de um mandato de quatro anos, o planejamento estratégico foi fundamental para enfrentar a burocracia e entregar resultados significativos para a população.
No campo da saúde, a administração municipal alcançou um marco importante ao praticamente eliminar as filas de cirurgias. “Havia pessoas esperando há mais de 10 anos para serem operadas. Hoje, somos referência em Minas Gerais em cirurgias de catarata, com mais de 7 mil procedimentos realizados até agora”, ressalta o prefeito.
Ele também salienta que, além de atender os moradores locais, Mateus Leme já recebeu pacientes de mais de 600 municípios. Outra conquista é a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), resultado de uma parceria com o governo estadual, além do mutirão de castração de mais de 2 mil animais.
No setor educacional, ele conta que a prefeitura quebrou um jejum de mais de 20 anos sem construir novas salas de aula, com a inauguração de uma escola no bairro central. Além disso, também foram entregues uniformes para todas as crianças da rede municipal de ensino.
Outro ponto que o gestor destaca é a infraestrutura. A prefeitura pavimentou 35 km de vias que faziam parte da rota de transporte escolar. “Antes, quando chovia, o ônibus escolar não conseguia buscar os alunos. Agora, conseguimos resolver esse gargalo”, afirma o prefeito.
A valorização dos servidores, Dr. Renilton afirma merecer destaque: concedemos reajustes salariais de 35% para o funcionalismo, além de um aumento de 333% no vale-refeição. “Valorizamos nossos funcionários, e isso reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Um gestor eficiente precisa de uma equipe igualmente competente”, revelou.
A Educação, segundo ele, foi um dos pontos principais no primeiro mandato, mas também terá o mesmo destaque na segunda gestão. “Ficamos mais de 20 anos sem construir uma nova sala de aula no município. Inauguramos uma nova escola no bairro Central e estamos prontos para construir mais seis escolas e cinco creches, com investimentos do Estado, distribuídas por todo o município. A previsão é que essas unidades sejam construídas nos próximos dois anos”, revela.
Prioridades nos primeiros 100 dias do novo governo
Como foco do primeiro trimestre de 2025, o prefeito de Mateus Leme destaca o saneamento básico como uma das principais preocupações de sua gestão. A concessionária responsável pelo serviço, a Copasa, tem enfrentado duras críticas dos moradores e autoridades municipais. “Um dos pontos mais sensíveis para mim é o saneamento básico. É uma luta minha, como médico e gestor. Ainda há locais na cidade que dependem de caminhão-pipa para o abastecimento, o que considero um absurdo”, afirmou.
Como medida paliativa, a gestão já perfurou seis poços artesianos para tentar minimizar a falta de água em algumas regiões. Atualmente, apenas 21% da cidade conta com tratamento de esgoto, um índice que o prefeito considera inadmissível e por isso reforça que neste novo mandato, o objetivo é melhorar o sistema de saneamento mesmo que, para isso, seja necessário fazer nova licitação.
“Ou a Copasa faz um bom serviço, ou vamos rescindir o contrato”, alerta.
Segurança pública, esporte e lazer na pauta da gestão
Dr. Renilton também abordou a questão da segurança pública de Mateus Leme, que tem sido marcada por um aumento na criminalidade, especialmente entre jovens envolvidos com facções rivais do tráfico de drogas. “Além das parcerias importantes com a Polícia Civil e a Polícia Militar, já temos cerca de R$ 2 milhões em recursos para investir na segurança”.
No entanto, ele reforça que a Educação é primordial para criar oportunidades e evitar a inserção de jovens e adolescentes na criminalidade. “Com investimento na Educação, vamos trabalhar para que os jovens possam frequentar um curso profissionalizante, ter uma renda e, um projeto de vi. O foco não é somente reprimir mas, também, prevenir”, explicou.
Com essa perspectiva, o prefeito mencionou iniciativas nessa direção. Hoje já temos o curso do Senai para entrar em Mateus Leme e transporte para alunos estudarem na cidade Florestal. A ampliação de escolas integrais é outra aposta que vem sendo estudada pela gestão. “A ideia é estender a 100% da rede Municipal”, enfatiza.
Nos últimos anos, Mateus Leme ganhou destaque em competições esportivas, como a Copa Itatiaia, quando o município se sagrou bicampeão consecutivo, em 2023 e 2024. “O esporte tem sido uma ferramenta importante para a inclusão social e promoção da saúde. Além do futebol, apoiamos outras modalidades, como downhill, ginástica olímpica e bocha. Nosso objetivo é proporcionar oportunidades para os jovens em diversas áreas.”
O prefeito também destacou o projeto “Gol de Placa”, que oferece treinamento de futebol para crianças e jovens em vários bairros e a construção de uma nova pista de skate e quadras cobertas no município. “Estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e esporte, porque sabemos que isso faz a diferença na vida dos jovens.”