A Prefeitura de Mateus Leme anunciou o calendário das reuniões do Conselho Municipal de Saúde. Os encontros serão realizados na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Guaraciaba Passos, 1.443 no Centro e as próximas datas estão agendadas para os dias 19 de junho, 17 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro, 20 de novembro e 18 de dezembro, sempre às 14h.
Segundo o Secretário de Saúde, Wagner Barbalho, além de propor, discutir e definir questões relacionadas à área de saúde do município, os conselheiros acompanham a execução das decisões da política de saúde. “Dentre as funções do Conselho, está a responsabilidade de acompanhar o orçamento da saúde, participar na formulação de metas, monitorar a utilização das verbas do SUS, fiscalizar os repasses dos programas federais e participar na elaboração de políticas de saúde para o município.
No entanto, não basta delegar o acompanhamento das políticas públicas de saúde aos conselheiros e o secretário salienta que é também necessário participar das reuniões, que são abertas. “A participação popular representa uma força social capaz de elencar prioridades e influenciar nos serviços públicos de saúde, impulsionando a formulação e o fortalecimento de políticas para a promoção da saúde como um direito”, diz.
Demandas atendidas
Várias obras e iniciativas que foram realizadas pela Prefeitura, são frutos de demandas apresentadas nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde. Dentre os pedidos contemplados, o secretário destaca a adequação da unidade de tratamento odontológico, a entrega de uma unidade do SAMU, reforma da UPA e da UBS Imperatriz.
Além das obras, várias solicitações de serviços também foram atendidos pelo Executivo, como o reforço médico à UPA, em razão do aumento da população e a prioridade nas cirurgias ortopédicas. Ações para combate à dengue também entram na lista e incluem o mutirão de limpeza e conscientização junto à população e nas escolas, carro de fumacê e o reforço do quadro de equipe de combate a endemias durante o período de surto da doença.
“Também foi criado o mutirão de castração e solucionamos a falta de medicação na Farmácia de Todos que, não só atendeu a solicitação, como também ampliou o recurso e o período de compra”, conta.
Ele também enumera algumas solicitações ainda estão em andamento, como “a reforma nas UBS Azurita, o retorno das obras da UBS no Centro e em Araçás. Outras, estão em processo licitatório, que são a reforma na UBS Sítio Novo e a reforma ou mudança de espaço do PSF do Central, enquanto que a adequação ou mudança do local onde funciona a Saúde Mental, está em análise”.
Em Mateus Leme, o Conselho Municipal de Saúde é presidido por Jairo Chaves Ribeiro e conta com mais 16 titulares, 12 suplentes e uma secretária.