Saúde de Juatuba proíbe distribuição de medicamentos gratuitos à pacientes com receitas particulares

0
454

Novamente, a Saúde de Juatuba foi tema de duras críticas e, desta fez por causa da decisão da administração de não fornecer mais medicamentos às pessoas que não possuem receita do Sistema Único de Saúde, nas farmácias básicas do município. A medida, segundo a comunicação oficial, passará a valer a partir do próximo dia 1º de junho.

A insatisfação veio após relatos de diversas pessoas, afirmando que não existem todas especialidades no município o que obriga os pacientes a se consultarem de forma particular ou por meio de planos e convênios de saúde, atendimentos que geram receita particular. Outro ponto questionado por pacientes é com relação à marcação de consultas, que demoram em média três anos, levando a pessoa doente a consultar com profissional particular, mediante à urgência. Também neste caso, o paciente não tem os medicamentos prescritos em receita do SUS.

A indignação da população foi retratada nos principais grupos de WhatsApp da cidade. “Enquanto isso, a Saúde de Juatuba continua um caos; além de faltar médicos, enfermeiros e equipamentos, eles querem tirar o direito do povo de receber a medicação de forma gratuita”, relatou uma paciente.

Outra completou citando como exemplo a filha, que toma medicamento controlado, de uma especialidade médica que não tem em Juatuba. “Eu não vou procurar outro município para trocar receita; vamos entregar a receita do convênio ou particular, porque é um neuropsiquiatra que faz as receitas dela. Caso contrário, vou procurar o Senhor Adônis, em seu gabinete, para que ele troque a receita pra mim. Desde que minha filha era criança, ela toma a medicação e sempre pegamos na farmacinha com receitas do convênio e particulares, pois não temos essa especialidade em Juatuba, desde que Dr. Wellington foi embora para os Estados Unidos”, revelou.

Conforme apurado pela reportagem, o corte da entrega de medicamentos às pessoas que não apresentem receitas do SUS é uma determinação de responsabilidade do município, já que o Governo Federal, através da publicação de um decreto do Ministério da Saúde, passou a responsabilidade aos municípios em disponibilizar os medicamentos ou não.

Troca das receitas

Após as polêmicas, o presidente da Câmara, Ted Saliba, informou que vai apresentar projeto de lei para regularizar a troca de receitas particulares pelas do SUS. “A proposta é que as unidades de saúde possam fazer a transcrição dessas receitas”, explicou. O presidente do legislativo confirmou ainda que o projeto será protocolado neste final de semana, e na próxima reunião ele vai ocupar a tribuna para explicar a dinâmica do dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =