Sem Black Friday entidades apostam na recuperação do comércio no Natal

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A Black Friday está chegando e as expectativas sobre a valorização das ações varejistas para o dia 26 de novembro, não são as mais otimistas. Pelo menos foi isso que os dirigentes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme, e também da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juatuba, externaram ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme.

O gerente da Aciaps, Francisco Vasconcelos, afirma que a “entidade não tem costume de fazer campanhas para incentivar as vendas na Black Friday por falta da participação de lojistas”. No entanto, ele afirma que no período que antecede a data é possível ver algumas lojas fazendo campanhas individuais. “São ações pontuais e sem muita expressão, devido à proximidade do Natal que é comercialmente o maior acontecimento do ano”.

Nádya Amaral, presidente da CDL de Juatuba, ressalta que a Black Friday 2022, assim como dos anos de 2020 e 2021, enfrenta algumas dificuldades que podem afetar o desempenho das vendas, como a inflação, o crescimento do PIB previsto para menos de 0,5%, o dólar acima de R$ 5, o desemprego e taxa SELIC alta. “Já tivemos experiências em campanhas que fizemos nesse sentido que não teve muita adesão dos lojistas; então resolvemos focar em datas comemorativas e incentivar pontualmente os comerciantes que queiram explorar a data, mas sem campanhas da entidade”, disse.

Ações programadas já para o Natal

Sem conseguir resultados de vendas em 2020 e 2021, o varejo acelerou neste mês um plano de ações para surfar a onda de otimismo para o Natal. Em nota, a Aciaps informou que a campanha de Natal já foi preparada e está sendo discutida com os lojistas de Mateus Leme, no entanto, somente será divulgada se houver uma boa adesão. “A Campanha de Natal já está sendo apresentada aos associados e os mesmos estão aderindo aos poucos e, para que a ação aconteça é necessário ter adesões, caso contrário não teremos”, disse nota.

De acordo com a presidente da CDL, Nádya Amaral, o Natal 2022 tem o objetivo de superar o impacto negativo sobre as vendas dos últimos anos devido à pandemia. “Os prejuízos foram acumulados e esperamos que possam ser revertidos agora, com a covid-19 em estabilidade.

“Ano passado tivemos uma melhora no comércio na época do Natal, mas não foi o esperado. Tenho conversado com diversos comerciantes e eles me informaram que a expectativa é grande para a recuperação em dezembro dos prejuízos acumulados durante a pandemia”, revela.

Ainda de acordo com a dirigente da CDL, a entidade já está programando a divulgação da campanha que será colocada na rua nos próximos dias.

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