A presença de cavalos soltos pelas ruas de Juatuba tem gerado preocupação e, esta semana, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou animais revirando sacos de lixo no bairro Francelinos. O autor da gravação expressou indignação com a situação: “Olha aí, cavalos virando lixo! Isso é Juatuba inteira. É cavalo bem tratado, mas o dono está deixando ficar solto na rua. Tá complicado! Assim não dá! Poderiam fazer um decreto para recolher esses animais”, diz o autor do registro.
Além dos transtornos causados pelo lixo espalhado, os cavalos soltos representam um perigo no trânsito. Outro registro compartilhado por outro morador, mostra os animais caminhando tranquilamente no meio da rua, colocando motoristas e pedestres em risco.
A situação não é novidade e se repete em diversas partes da cidade. Em setembro passado, noticiamos registros e desabafos da população com a falta de fiscalização. “Isso aí está na cidade inteira. Você anda em Francelinos, tem cavalo solto. Anda no centro de Juatuba, é cavalo para tudo quanto é lado!”, comentou um morador em grupo de whatsapp.
A presença de animais de grande porte soltos em vias públicas tem provocado graves acidentes. No início de janeiro, um carro atingiu dois cavalos na MG-050, entre Mateus Leme e Juatuba. Com o impacto, um dos animais foi lançado sobre o veículo. Ambos morreram no local, e o acidente chegou a interditar a rodovia. Felizmente, os ocupantes do carro escaparam sem ferimentos.
Os moradores pedem medidas para evitar novas ocorrências. A falta de fiscalização e punição tem estimulado a irresponsabilidade dos proprietários dos animais, denunciam os moradores. Muitos sugerem que a prefeitura implemente medidas mais rigorosas, como a apreensão dos animais soltos e sua destinação para ONGs ou abrigos especializados.