O corte de diversas árvores em Serra Azul contrariou os moradores do Distrito esta semana. Um vídeo publicado pela cidadã Adélia Ferreira, mostra a prefeitura fazendo o corte de algumas espécies de grande porte, na Praça Central. Segundo ela, a secretaria de Meio Ambiente não adotou nenhum critério para a poda ou supressão das árvores, deixando a Praça completamente “despelada e sem sombra”.
A justificativa, segundo Adélia, seria para a instalação de palcos e barracas da “Festa do Leite”. Após publicação do vídeo nas redes sociais, o assunto foi muito comentado e chegou na Câmara.
Após críticas da Vereadora Irene de Oliveira e um pedido de investigação do fato, o vídeo foi excluído das redes sociais. No entanto, ela e os colegas Guilherme do Depósito e Wolney Barrão encaminharam um requerimento à prefeitura, solicitando informações acerca da “poda” das árvores.
O documento pede cópias da autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente e determina que os galhos e troncos das árvores podadas não sejam destruídos, ficando sob custódia e responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. Os vereadores solicitaram também a instauração de inquérito na Polícia Civil, para determinar se houve crime ambiental e os respectivos responsáveis. A Câmara se responsabilizou a ceder a ata notarial da publicação, excluída posteriormente, feita com base no Facebook pessoal da cidadã Adélia Ferreira. Fotos registradas no momento da poda, também serão encaminhadas à Polícia Civil.