No distrito de Serra Azul, moradores continuam enfrentando diariamente um sério problema de infraestrutura que persiste há mais de um ano: a ponte dos Freitas, próxima ao campo, encontra-se em estado precário, representando um risco iminente para a população local.
Desde o desabamento da estrutura em 2022, a prefeitura não fez as intervenções necessárias para resolver o problema de forma definitiva e, a população é que improvisou uma alternativa que permite a travessia de pedestres, motos e carros pequenos.
Apesar de vários requerimentos terem sido protocolados junto à prefeitura, pedindo a solução do problema, a ponte dos Freitas continua abandonada e as mais de 30 famílias que dependem da estrutura para ir e vir, enfrenta desafios diários de locomoção, comprometendo o acesso a serviços essenciais.
Falta bueiros
Serra Azul é um dos maiores distritos da região e, apesar de sua importância, principalmente pela produção agrícola, a infraestrutura é precária, agravada pela falta de bueiros que resulta em inundações nas casas e estabelecimentos durante períodos chuvosos. A situação é ainda mais crítica quando o assunto são as vias de acesso: as estradas estão cheias de buracos, comprometendo o escoamento da produção e até o transporte escolar.
“Mais de quatro mil pessoas estão diretamente afetadas pelos problemas que a prefeitura continua ignorando”, diz Paulo Cesar dos Santos, motorista de táxi, que registrou em vídeo a deterioração da ponte e a falta de ação das autoridades. “Só está dando pra transitar por que a população fez um recurso, mas o risco está lá”, diz.
Segundo Paulo César, a construção de uma nova ponte é urgente, pois a atual situação compromete a mobilidade e a segurança de todos que moram na região. “É um risco que corremos e será que as autoridades vão esperar acontecer um acidente grave, para tomar providências”, pergunta.