Ted expõe rombo nas contas de Juatuba e denuncia que governo anterior pagou salário apenas do alto escalão

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A prefeitura de Juatuba divulgou nota oficial no Instagram denunciando a crise financeira em que se encontra o município. A preocupação mais urgente é em relação aos salários dos servidores que estão atrasados e devem ser pagos, de acordo com a nota, apenas no dia 15 de janeiro.

A situação, segundo a publicação, é o resultado da má gestão anterior, que não teria cumprido o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que todos os vencimentos sejam pagos dentro do mandato. O prefeito Adônis deixou a prefeitura com apenas R$160 mil em caixa e R$31 milhões de contas para pagar. “Ele não pagou o salário de dezembro dentro do mandato dele, e também não deixou o valor provisionado para que fosse quitado até o quinto dia útil. Estamos aguardando alguns repasses do Estado previstos para o início de janeiro, para realizar os pagamentos”, explicou o assessor de Comunicação da prefeitura à nossa reportagem.

Ainda de acordo com a nota, a atual gestão está priorizando inicialmente, o equilíbrio nas contas públicas, principalmente em relação ao pagamento dos salários. “Reafirmamos nosso compromisso com os servidores e asseguramos que estamos trabalhando incansavelmente para regularizar essa situação o mais breve possível”, destaca a publicação.

Reunião com servidores

O atraso no pagamento tem sido o principal assunto na cidade nos últimos dias. Esta semana, o prefeito Ted Saliba voltou ao assunto com servidores da Saúde,  durante o lançamento da Campanha de combate à Dengue. O chefe do Executivo aproveitou a situação para tranquilizar o funcionalismo e, também, esclarecer a situação caótica das finanças do município.

Durante o encontro, Ted explicou que, ao assumir a prefeitura em 1º de janeiro, sua equipe se deparou com uma situação financeira alarmante. Segundo ele, o caixa da prefeitura contava com apenas R$ 160 mil, enquanto as dívidas acumuladas somavam quase R$ 31 milhões. Desses montantes, R$ 2 milhões já foram empenhados em despesas que precisam ser honradas nos próximos meses.

Não bastasse a dificuldade nas contas públicas, a situação ficou ainda pior quando descobriram que não foram todos os servidores que ficaram sem receber salário. De acordo com ele, a gestão anterior priorizou o pagamento do alto escalão, no valor de R$ 500 mil, deixando a maioria dos servidores sem receber. “Ficamos muito chateados ao descobrirmos que fizeram uma folha à parte e o prefeito, os secretários e o alto escalão receberam seus salários e deixaram o resto dos servidores sem receber. É como se você trabalhasse em causa própria e isso é um crime e vamos tomar providências sobre essa questão”, afirmou.

Compromisso com os servidores

Ted garantiu que a prioridade de sua gestão será colocar os pagamentos dos servidores em dia e explicou que medidas emergenciais já foram adotadas para reverter a situação. “Suspendemos todos os gastos que não sejam essenciais para dar prioridade ao pagamento dos funcionários. Nossa meta é regularizar os pagamentos até quarta-feira, dependendo dos recursos que aguardamos”, explicou.

O prefeito também reforçou o compromisso de manter o pagamento regular no quinto dia útil. “Queremos que cada funcionário se sinta bem em seu ambiente de trabalho, mesmo diante das dificuldades. Estamos nos empenhando para que situações como essa não se repitam”, assegurou.

Saúde como prioridade

Durante a reunião, Ted também abordou as necessidades mais urgentes do município e destacou que a saúde também será prioridade na sua gestão.  “A saúde não pode esperar. Nosso compromisso é reestruturar esse setor para garantir um atendimento digno à população. Já estamos tomando medidas para começar essa transformação”, afirmou.

O prefeito também investiu esforços para combater a dengue que, inclusive, foi o tema da reunião com os servidores, e é uma preocupação constante no município. Ele ressaltou que a colaboração dos servidores será essencial nessa “guerra” contra o mosquito. “Precisamos da dedicação de cada um de vocês. A saúde é minha bandeira e meu maior compromisso com a população. Conto com vocês para que possamos fazer a diferença”, disse.

Melhoria no atendimento e transparência

Outro ponto destacado na reunião foi a necessidade de melhorar o acolhimento ao público e a comunicação interna. Ted enfatizou que deseja construir uma gestão aberta e acessível. “Quero que todas as pessoas que vêm à prefeitura sejam bem acolhidas e recebam respostas concretas, mesmo que a resposta seja ‘não’ ou que algo leve mais tempo por depender de outros governos. A pior coisa é a falta de informação”, destacou.

Além disso, ele pediu que os servidores se comprometam a atender bem não apenas os cidadãos, mas também os vereadores e demais participantes da administração. “É importante que todos tenham acesso às informações sobre o andamento das secretarias. Estamos construindo um governo transparente e participativo”, declarou.

O prefeito também reiterou que seu gabinete estará sempre de portas abertas para ouvir os servidores e a população. “Não há necessidade de marcar horário. Quero estar disponível para ouvir e resolver as demandas. Se Deus quiser, este será um ano de conquistas e realizações para todos nós”, finalizou.