No dia 26 de abril de 2025, o território do Bakise Mona Ixi, em Mateus Leme, será palco da Oficina Lemba entre Nzambi e os Povos: o Culto à Paz e Harmonia, uma iniciativa que busca ampliar o conhecimento sobre Tat’etu Lembá, importante divindade do Candomblé Congo Angola no Brasil. O evento, financiado pela Lei Aldir Blanc e com apoio da Prefeitura e do Bakise Mona Ixi, é mais um passo na valorização das tradições afro-brasileiras.
A oficina, que estará aberta para 20 participantes, será conduzida por Rafael Oliveira, conhecido no meio religioso como Kasuteme Kiamaza. O facilitador possui um histórico de iniciação na Umbanda em 2017 e no Candomblé Kongo Angola em 2022. Durante o evento, serão exploradas a liturgia e o significado do culto a Tat’etu Lembá, uma divindade associada à criação da humanidade e à promoção da paz e harmonia entre os povos.
Segundo Pai Ximeango, do Bakise Mona Ixi, o culto a Tat’etu Lembá é amplamente presente em Mateus Leme, embora pouco reconhecido por muitos moradores. “Essa divindade garante paz aos homens de todas as nações. A oficina é fundamental para que a comunidade local conheça essa energia criadora e pacificadora, superando estigmas e preconceitos em relação ao Candomblé”, afirmou.
Além de aprofundar a espiritualidade, a oficina propõe reflexões sobre o papel pacificador de Tat’etu Lembá, promovendo maior compreensão e respeito pelas tradições afro-brasileiras. “As inscrições estarão abertas em breve, para quem deseja vivenciar uma prática ancestral que busca harmonizar as relações humanas e valorizar a diversidade cultural”, ressaltou Pai Ximeango.