Um problema que se arrasta há anos: bairro Tiradentes sofre com falta de água

E com a chuva que caiu nos últimos dias, situação das ruas é precária e a maioria das vias virou um lamaçal

0
250

A comunidade do bairro Tiradentes, em Mateus Leme, enfrenta um desafio constante: a falta de água. Durante este mês, os moradores que não têm água nas torneiras ainda ficaram sem abastecimento do caminhão pipa por cerca de 20 dias.

A manicure Jaqueline da Costa, disse à nossa reportagem que tem sido grande a dificuldade enfrentada pelas famílias que vivem no bairro.  “Ficamos quase 20 dias sem água. Alegavam que era por conta do carnaval e não durante todos estes dias não tínhamos água nem para as necessidades mais básicas”, diz. 

Após muitas cobranças e denúncias sobre a situação precária dos moradores pelas redes sociais e de terem chamado a imprensa para fazer o registro da falta de abastecimento, esta semana o caminhão pipa voltou a levar água para a comunidade.

Falta água, sobra lama

Como se o problema da falta d´água já não trouxesse grandes transtornos para a comunidade do Tiradentes, as chuvas que caíram nos últimos dias complicaram ainda mais a situação, impedindo que o caminhão-pipa chegue a determinados locais devido à falta de pavimentação das ruas e à lama. O resultado é que muitos moradores continuam sem água. “Não foi possível abastecer todas as casas, pois o caminhão não está conseguindo chegar em algumas ruas “, conta Jaqueline. 

O abastecimento é realizado de 15 em 15 dias e, cada família, recebe três mil litros de água. No entanto, Jaqueline explica que o volume é insuficiente para suprir as necessidades básicas. “Na minha casa são cinco pessoas e a água dura apenas 10 dias. Uma casa com 10 pessoas não deve durar nem cinco dias. Na casa da minha irmã, por exemplo, não dá”, constata. 

Para contornar o problema, os moradores têm recorrido a caixas d’água no quintal para acondicionar a água da chuva. No entanto, a prática coloca em risco à saúde da população, já que a água parada é o local ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Em contato com nossa reportagem, vários moradores afirmaram que há uma explosão de casos de dengue no bairro e, praticamente quase todos já tiveram a doença. “Estamos nos arriscando, mas precisamos da água da chuva para cozinhar e beber”, dizem. 

Abandonados

O problema da falta de água não é novidade no bairro Tiradentes e o assunto já foi tema de reportagens de diversos veículos de comunicação, que sempre lembram a precariedade das 50 famílias residentes no local. E enquanto bairros vizinhos como o Atalaia viram as demandas atendidas, o Tiradentes continua esquecido pelas autoridades.

“Nenhuma rua é pavimentada e quem mais sofre são as crianças que chegam na escola cobertas de lama e por isso são alvo de bullying”, conta uma mãe.

E para piorar ainda mais a situação em que vivem os moradores, Jaqueline conta que a coleta semanal de lixo não está sendo feita e a população tem que conviver com o lixo espalhado nas ruas. “Quando chove, o bairro fica entulhado de lixo. O caminhão não passa e estamos pedindo pelo amor de Deus para que a prefeitura mande recolher”, lamenta Jaqueline. 

Prefeitura promete resolver o problema

Em reunião realizada nesta quinta-feira (23) com lideranças da comunidade, o prefeito prometeu retomar a obra de asfaltamento da região. Segundo Jaqueline, disseram que o asfaltamento foi interrompido devido aos feriados de dezembro e carnaval. “Prometeram que após o período de chuva, as obras serão retomadas para a conclusão da pavimentação do bairro.