Usuários do transporte coletivo pedem bilhetagem eletrônica nos municípios

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“O sistema de bilhetagem eletrônica que funciona nos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte, deveria ser utilizado também em Juatuba e Mateus Leme”. A reivindicação está sendo feita por usuários do transporte coletivo dos dois municípios.  Nesta semana, Jefferson Patrocínio encaminhou à reportagem uma carta apelando aos vereadores e prefeitos de ambas as cidades que criem um projeto de lei com esta finalidade.

“A minha sugestão é que os prefeitos ou atuais vereadores, elaborem projetos em caráter de urgência de “bilhetagem eletrônica”, facilitando assim os usuários recarregar seus cartões, evitando andar nos coletivos com dinheiro em espécie. Isso facilitaria para os motoristas e trocadores e reduziria o tempo das viagens. Além disso, posso destacar que é vantagem para os usuários, já que poderão fazer o deslocamento pra BH sem a preocupação de andar com dinheiro”, diz.

Jefferson que é morador de Juatuba há pouco mais de três meses, cita o exemplo da última cidade em que residiu e de outras da região que já adotam o sistema integrado. “Anteriormente eu residia em Santa Luzia e também já morei em Contagem e, em ambas as cidades como aqui, as empresas que operam usam o sistema ÓTIMO de passagens de coletivos. Juatuba e Mateus Leme poderiam se espelhar”, reitera.

“Cidade parada no tempo”

A rotina da secretária Sônia dos Santos começa às 6h da manhã, quando ela vai trabalhar utilizando o transporte público de Juatuba. Segundo a usuária, o município parou no tempo no quesito transporte e mobilidade urbana. “Nós não temos comodidade alguma, quando eu vou à capital, ou em até cidades menores da região, os coletivos atendem muito bem, além disso, oferecem a facilidade de recarga de cartões. Vejo os ônibus daqui e bate um desânimo, pois sofro todos os dias com o péssimo atendimento e a conservação dos veículos”, revela.

Já José Geraldo de Oliveira, que mora em Mateus Leme e trabalha em uma empresa de Itaúna, revela que o sistema da cidade vizinha é muito prático. “Já usei o serviço várias vezes, lá os passageiros passam o cartão, podem recarregar por aplicativo, cartão de débito ou crédito”.

 “Ônibus sucateados, passagem cara e superlotação” em Mateus Leme

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme trouxe em várias oportunidades reportagens retratando a indignação de usuários do transporte coletivo com os ônibus sucateados, o aumento no preço da passagem e a superlotação. Os problemas são antigos e continuam penalizando os usuários. Uma das denúncias foi referente a linha de Serra Azul/ Mateus Leme, administrada pela empresa Stilo, que opera sempre superlotada e teria reduzido horários.

Outra reclamação recente que chegou à redação é referente à linha Mateus Leme/Eldorado que, segundo os usuários mantém coletivos em péssimo estado de conservação. “Um dia estraga a marcha, no outro fica sem freio, no dia seguinte o ônibus quebra e assim vai. A falta de respeito com os passageiros é tremenda”. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme não conseguiu contato com a empresa Stilo que administra a maioria das linhas de Mateus Leme, desde maio de 2021.

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