Vale faz avaliação estrutural na estrutura que vai abrigar o Hospital Regional em Juatuba

0
321

Na última terça-feira (16), funcionários da Vale conduziram mais uma etapa da análise da infraestrutura do antigo prédio que deve abrigar o Hospital Regional de Juatuba. O objetivo da ação é avaliar as condições do espaço, determinando a viabilidade para a construção da unidade. Este empreendimento integra o acordo firmado pela empresa com órgãos públicos, destinando R$116 milhões em obras ao município, como parte das medidas de reparação pelos danos socioeconômicos causados pelo rompimento da Barragem de Brumadinho, em 2019.

Moradores compartilharam imagens da iniciativa nas redes sociais, manifestando esperança na concretização desse projeto crucial.

Perspectivas de retomada das obras

O projeto de construção de um hospital em Juatuba remonta a 2001, quando foi proposto inicialmente como Hospital do Câncer Infantil pela Aura (Associação Unificada de Recuperação e Apoio). No entanto, devido à escassez de recursos, o projeto foi abandonado. Em 2019, houve a discussão sobre a retomada do projeto como uma unidade do Instituto Mário Pena. O assunto foi tema de encontros entre autoridades municipais e a instituição, mas as negociações não avançaram.

A construção de um hospital regional no local, somente foi retomada depois do acordo dos municípios impactados pelo desastre de Brumadinho com a Vale. A conclusão do laudo está prevista para junho.