Vanderlei do Salão, eleito vereador em Mateus Leme com 310 votos, é uma das novidades da política do município para 2025. Morador da Vila Suzana e pai de cinco filhos — Samuel, Débora, Janete, Lucas e Esther —, ele também é o pai do lutador de MMA conhecido como Xaropinho, que ostenta o cinturão na categoria peso pena. Vanderlei enxerga no novo cargo uma oportunidade de melhorar a vida dos moradores dos bairros menos assistidos do município.
“Me sinto realizado e feliz! Minha meta é lutar pelos bairros que estão sem água encanada e batalhar pela pavimentação das nossas ruas”, declara. Em sua agenda prioritária estão as condições de vida dos moradores que enfrentam dificuldades diárias pela falta de infraestrutura básica. Vanderlei ressalta a situação alarmante de cinco bairros de Mateus Leme que, em pleno século XXI, ainda não têm água encanada e são atendidos apenas por caminhões-pipa.
“É inadmissível que isso aconteça. Mateus Leme tem tudo para ser uma cidade cada vez melhor para se viver, com alegria e qualidade”, afirma o vereador.
Além de buscar melhorias para o abastecimento de água, Vanderlei pretende lutar pela pavimentação das ruas da cidade, uma demanda constante da população. Para ele, o desenvolvimento urbano de Mateus Leme passa pelo acesso a recursos e parcerias com deputados e demais instâncias do governo. “Vou buscar recursos para o nosso município junto aos deputados”, revela.
Vanderlei destaca ainda que os desafios para trabalhar pelo município vão além de atrair verbas: “é preciso fortalecer a relação entre o Executivo e o Legislativo para uma gestão eficiente. O prefeito precisa da Câmara para administrar a cidade, e acho que essa relação deve ser amigável”, pondera.
Ele salienta que o papel do vereador, não é apenas de fiscalizar, mas também de apoiar pautas que beneficiem a comunidade. “O vereador é o fiscal do povo, mas é importante cobrar na hora certa e apoiar as propostas que sejam em favor da nossa cidade”, explica.
Outro diferencial que Vanderlei traz para sua atuação é a proposta de engajamento direto dos moradores nas votações da Câmara. Ele quer convidar os cidadãos a participarem das sessões sempre que haja pautas de interesse dos bairros. “Vou trabalhar com a população. Quando tiver alguma pauta importante, quero que os moradores compareçam na Câmara no dia da votação”, comenta.
O vereador também menciona localidades que precisam de intervenções urgentes para melhorar as condições de vida dos moradores. “Os pontos críticos da nossa cidade envolvem cinco bairros sem água potável, inclusive o bairro João Paulo II, que que precisa de uma atenção especial”, finaliza.