A vereadora Vanessa Elizabeth dos Santos, Vanessão, protocolou dois projetos nesta semana que dizem respeito à conscientização, cuidado e luta pelas minorias do município. O primeiro deles, pretende instituir em Juatuba o Abril Azul, que será dedicado às ações de conscientização sobre o autismo no âmbito municipal.
Se aprovada, a proposição vai obrigar a prefeitura e a Câmara a realizar ações para ampliar os conhecimentos sobre o autismo, promover inclusão dos autistas e combater o preconceito. Além disso, o poder público deverá promover publicações e campanhas institucionais e iluminar os prédios públicos com a cor azul. O projeto ainda autoriza o poder público a firmar parcerias com entidades civis, organizações profissionais e científicas para a promoção da campanha.
O segundo projeto propõe a inclusão no calendário oficial do município, do Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia a ser realizado anualmente no dia 17 de maio. Se aprovada, a Câmara e a prefeitura terão que promover a conscientização e luta contra o preconceito em Juatuba.
De acordo com a vereadora, a data foi escolhida em atenção à exclusão da homossexualidade como estatística internacional de doenças e problemas relacionados à Saúde, pela Organização Mundial de Saúde, ocorrida em 17 de maio de 1990 e oficialmente declarada na mesma data em 1992.
“Numa sociedade constituída de opressões, a população LGBT é vítima constante de violências e privações de direitos, que se manifestam através da homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia. O Brasil neste cenário, desempenha um triste papel, sendo o país que mais mata LGBTs no mundo. Por isso, nada mais justo que nosso município ter uma data oficial para combater as opressões que atingem esse grupo”, reitera Vanessão. Os dois projetos seguiram para as comissões da Câmara e devem ser colocados em votação nos próximos dias.