Vereador propõe dormitórios temporários para atender população de rua

0
30

Na reunião realizada esta semana, os vereadores de Mateus Leme apresentaram uma série de indicações, pedidos de informação e requerimentos à prefeitura, cobrando melhorias em áreas diversas.

O vereador Warlin do Zé do Beijo solicitou a limpeza da Rua Márcio de Oliveira, no bairro Vale dos Araçás, em um trecho próximo à Escola Municipal Lúcia Dias. Também pediu a limpeza de um lote pertencente à Prefeitura, localizado na Avenida Getúlio Vargas. Além disso, cobrou a roçagem do mato ao longo da estrada que liga o Alto da Boa Vista ao povoado dos Freitas.

Por sua vez, o vereador Mário Imbondos sugeriu a construção de uma pista de caminhada na antiga linha férrea que liga o distrito de Azurita ao Horto da Liberdade, trecho já declarado de utilidade pública.

Ele também solicitou a disponibilização de equipe com pedreiro e ajudante, com os devidos materiais, para construção de calçadas em residências de moradores em situação de vulnerabilidade social que não têm condições financeiras de realizar a obra.

Outra demanda foi a instalação de banheiros públicos nos distritos de Azurita, Serra Azul e Sítio Novo.

Mário também pediu a limpeza, capina e raspagem de barro acumulado na Rua Hortênsia, uma via de calçamento, além de providências urgentes para a situação da Rua 8, na entrada do bairro Londrina, no Planalto, onde uma cratera compromete a segurança de veículos e pedestres. Em outra indicação, o vereador solicitou a liberação de uma placa de táxi para um morador que deseja atuar como motorista.

Ele também apresentou um pedido de informação solicitando esclarecimentos sobre a existência de programas de doação de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade. Ele sugeriu ainda que, caso não existam políticas públicas nessa área, que o Executivo elabore e envie um projeto de lei com essa finalidade.

Já o vereador Vanderlei do Salão, solicitou a instalação de iluminação pública entre dois pontos da Rua Dr. Márcio Oliveira, no bairro Vale dos Araçás e também pediu a instalação de placas de sinalização que garantam passagem livre de veículos nas vias da Avenida Padre Vilaça.

Outra indicação do vereador foi a solicitação de dormitórios temporários com camas tipo beliche e colchões, voltados a pessoas em situação de rua — jovens e idosos —, com acesso a banho e ambiente adequado, especialmente com a chegada do inverno. A justificativa é oferecer acolhimento digno, incentivando a busca por emprego e reintegração social.

A vereadora Carla do Waltinho concentrou seus pedidos no bairro Jardim de Alá. Ela solicitou o patrolamento e limpeza ruas, a instalação de uma caçamba de lixo e o aumento na frequência da coleta de resíduos no bairro, que atualmente ocorre apenas uma vez por semana. Também pediu a melhoria da iluminação pública na Rua Dama da Noite para garantir mais segurança aos moradores e manutenção urgente em via do bairro Vivenda do Vale, em razão das péssimas condições de tráfego.

Na área da saúde, cobrou a entrega de impressoras e balança pediátrica para o posto de saúde do Jardim de Alá, além de acompanhamento domiciliar pelos agentes de saúde às pessoas acamadas da região. Ela também sugeriu a instalação de sinalização na Unidade Básica de Saúde do bairro para facilitar o acesso dos pacientes. Por fim, solicitou a operação tapa-buracos na Rua José Fidelis Vasconcelos.

O vereador Batata solicitou a limpeza da Praça Tiago Pereira de Morais, localizada no bairro Vale dos Araçás. Em outra proposta, pediu a implantação de rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência próximo à loteria da Rua Padre Vilaça, bem como a pintura de faixa de pedestres no trecho e em outros pontos estratégicos da cidade.

O vereador Warlin Zé do Beijo também pediu que a Secretaria de Obras, faça visita técnica à Praça da Matriz de Santo Antônio, para avaliar a situação da iluminação pública, que segundo ele, só é instalada em épocas de festas.

Ele também compartilhou informações obtidas em visita ao setor de licitação da Prefeitura. Segundo ele, foi informado pelos servidores que o processo de contratação de maquinário para obras e manutenção urbana está em fase de orçamentação e deve ser concluído ainda em maio.