O vereador Marcos Leiturista protocolou um projeto de lei para diversificar os meios de pagamento de taxas e tributos municipais através da transferência bancária Pix, sem qualquer ônus ao município. O projeto seguiu para as comissões do Legislativo e, se for aprovado, o cidadão poderá entrar no site da prefeitura, colocar os dados para acessar o boleto de cobrança e ter acesso a chave Pix, por meio de um QR Code.
O projeto autoriza ainda o município a contratar, firmar convênio ou credenciar empresas ou operadoras que forneçam mecanismos, softwares e ferramentas para auxiliar no serviço de arrecadação por meio do pagamento. Além do pagamento por meio de PIX, os vereadores já sinalizam a possibilidade de apresentar ao projeto emendas propondo o pagamento com cartão de débito ou crédito.
De acordo com o vereador, o aprimoramento das formas de pagamento dará maior celeridade e segurança no recebimento de valores financeiros pela prefeitura, com aumento da receita e maior comodidade aos cidadãos. “Hoje, o contribuinte para pagar o IPTU, pega o boleto com código de barras, vai ao banco ou via internet banking e faz o pagamento”, exemplifica. “A ideia é oferecer uma opção inovadora e cômoda”.