Vereadora propõe revitalização do Ribeirão Mateus Leme e plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

0
207

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado esta semana, também não passou despercebido na Câmara de Mateus Leme. A vereadora Irene Maria de Oliveira, também representante do Legislativo junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, aproveitou a ocasião para propor ações voltadas para a preservação ambiental e conscientização da população. Em suas solicitações à Secretaria de Meio Ambiente, Irene solicitou a revitalização da nascente do Ribeirão Mateus Leme e um projeto de plantio de árvores em todo o município.

Nascente do Ribeirão Mateus Leme

A revitalização da nascente do Ribeirão Mateus Leme, localizada no distrito de Azurita foi pauta da vereadora na reunião desta semana e, segundo ela, o ribeirão nasce com águas limpas e cristalinas, mas não chega da mesma forma a Juatuba. “Ele chega em Juatuba poluído por nós, pois jogamos esgoto direto no rio, como fazemos há muitos anos”, disse. 

Irene criticou duramente a Companhia de Saneamento de Minas Gerais pelo problema crônico de prestação de serviços na cidade, afirmando que “o município nunca teve um tratamento de esgoto adequado, e a COPASA, conforme já foi comprovado em uma CPI, não cumpre suas obrigações. Cobra a taxa de esgoto sem oferecer 100% de tratamento. Por isso, estamos pedindo que se faça a revitalização do Ribeirão Mateus Leme a partir de sua nascente, transformando-o até em um ponto turístico”, explicou.

A vereadora também acrescentou que a Secretaria de Meio Ambiente já tem uma proposta para aumentar a conscientização sobre o tema. “O Secretário de Meio Ambiente disse que vai organizar um passeio, convidando técnicos, a população e outras partes interessadas para navegar pelo Ribeirão Mateus Leme, identificando pontos de poluição. Achei realmente uma medida muito interessante, e isso já está no projeto dele”, anunciou.

Plantio de árvores

A vereadora Irene destacou ainda a possibilidade de criação de um projeto de plantio de árvores em todo o município, em parceria com as escolas públicas. Cada árvore plantada seria adotada por um aluno e por um morador que resida próximo a essas árvores, promovendo um senso de responsabilidade e cuidado entre a comunidade. Irene destacou a grande necessidade de arborização em Mateus Leme e lamentou a falta de iniciativas municipais nesse sentido. “Até hoje, não houve nenhuma ação, através do Poder Executivo, para o plantio de árvores na cidade. Nessa semana, tivemos uma solenidade para o plantio de árvores, mas isso foi uma ação do governo estadual, integrada às escolas”, comentou.

A vereadora enfatizou a importância de uma ação promovida diretamente pelo município, envolvendo a comunidade e, em especial, os alunos. “Nós precisamos plantar árvores, mas não é só plantar. Tem que envolver o aluno, dizer ‘essa árvore é sua’, ou um morador, porque sem a participação da comunidade não teremos sucesso pois, nada de cima para baixo funciona”, declarou. Irene ressaltou ainda a fundamental colaboração da Secretaria Municipal de Educação neste projeto. “Temos que envolver a educação. Neste mundo, só se faz algo pela educação, não há outro meio. A educação é a chave para a transformação e temos na Secretaria de Educação, professores e profissionais dedicados e comprometidos”, finalizou.