Vereadora Rafaela Barbosa: “quero dar voz às pessoas que são invisíveis no âmbito da cidadania”

0
202

Aos 35 anos, a assistente administrativa Rafaela Barbosa, conhecida como Rafinha, foi a nona vereadora a ser eleita em Juatuba. Com 429 votos, ela conquistou 2,45% dos votos válidos para o Legislativo.

Rafinha conta que cresceu em um ambiente onde o trabalho no campo era parte do dia a dia. Seus pais, nascidos em Carlos Chagas, interior mineiro, escolheram Juatuba há mais de três décadas para constituir a família. “Meus pais residem aqui há cerca de 33 anos. Somos de origem simples e, com muito esforço, eles conseguiram criar e educar seis filhos, e eu sou a filha do meio”, explica.

Moradora do bairro Cidade Nova I, Rafinha é formada em técnica de Metalurgia, mas sempre atuou como assistente administrativa. Hoje, também atua como entrevistadora em um programa social do Governo Federal, o que a fez ficar ainda mais próxima das demandas da população.

Sobre a vitória nas urnas, a nova vereadora destaca a importância de ser uma representante à altura das expectativas dos cidadãos que lhe confiaram o voto. “Sinto-me muito feliz com os eleitores de Juatuba que confiaram em mim. Confiança essa retratada pelos 429 votos recebidos; minha gratidão é imensa.

Minha prioridade será viabilizar o acesso ao direito e garantir a execução das políticas públicas de forma imparcial, ética e comprometida com a população”, declara.

Voz aos cidadãos

Ao longo da campanha, Rafinha revela que buscou entender melhor os desafios enfrentados pelos juatubenses e, agora eleita, promete dar voz às pessoas que, segundo ela, são “invisíveis no âmbito da cidadania”. Entre suas propostas iniciais, ela planeja buscar apoio técnico e psicológico para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população, além de promover políticas de prevenção à criminalidade em parceria com o Estado.

“Pretendo fortalecer as políticas públicas voltadas para adolescentes, ampliando as possibilidades de acesso aos jovens e apoiando a rede de entidades que já desenvolvem o programa jovem aprendiz”, explica. Sobre a participação popular, ela acredita que o envolvimento direto dos cidadãos nas decisões do Legislativo é essencial e, por isso pretende incentivar a participação da população nas reuniões plenárias e fortalecer os conselhos municipais.

“As entidades e conselhos estão em contato direto com a população, vivenciando a realidade local. Apoiar essas organizações é essencial para que as demandas cheguem até o Legislativo e para que haja participação democrática nas conferências e plenárias”, afirma.

A nova vereadora também fez uma análise sobre os principais desafios de Juatuba. Para ela, o crescimento acelerado da cidade desde sua emancipação tem gerado problemas que precisam ser resolvidos com urgência. “Enfrentamos questões sérias na infraestrutura, segurança pública, saúde e assistência social. Esses são pontos que demandam constante reformulação de estratégias interventivas por parte do poder público”, diz.

Questionada sobre como espera que seja a relação entre a Câmara e o Executivo nos próximos quatro anos, Rafinha se diz otimista. “Considerando que todos visam o melhor para a população de Juatuba, acredito que a relação entre Executivo e Legislativo tende a caminhar de forma respeitosa, priorizando pautas relevantes para nossa cidade”, comentou.