Desde a chegada do período chuvoso, Juatuba têm sofrido com os danos provocados pela água das chuvas, nas ruas da cidade. Algumas vias, principalmente nos bairros mais periféricos, são alvo de reclamações constantes, pois segundo os moradores “há trechos intransitáveis com muitos buracos, barro e até atoleiros”.
E não é só a respeito do estado das ruas que a população tem reclamado. Parte dos cidadãos afirma que têm feito registros na Ouvidoria do município ou diretamente na prefeitura, porém nenhuma providência é tomada. E na esperança de resolver os problemas, os vereadores têm sido a única opção de quem quer tentar resolver as questões de falta de infraestrutura.
Como reflexo do grande número de pedidos por obras, a reunião da Câmara da última semana foi marcada pela apresentação de 26 indicações, quase todas solicitando melhorias nas condições das ruas de Juatuba; algumas pedem instalação de calçamento, bloquetes ou asfalto.
As ruas VS3 e VS17, por onde circulam os itinerários de ônibus que atendem estudantes dos bairros Dona Francisca e Jardim da Baviera, “estão cheias de buracos”, segundo os vereadores. A mesma situação é verificada nos pedidos dos moradores das ruas Minas Gerais, no Cidade Satélite; São Francisco no Distrito de Boa Vista e também das ruas Nilo Gomes Marinho e Leda Marinho, no Cidade Nova. Todos os pedidos ganharam atenção dos vereadores através da solicitação para que a prefeitura fizesse o calçamento ou a instalação de bloquetes.
A pavimentação asfáltica também foi reivindicada para as ruas Corrêa Borges, Alameda do Himalaia, Ouro Fino, Pequena Moreira e rua 19, nos bairros Cidade Satélite, Diamantina, Cidade Nova II e Vila Verne, respectivamente.
Foram solicitados também o patrolamento, compactação e cascalhamento das ruas Treze, no Jardim Baviera, rua W, no Jardim Leme, e rua onze, no Serra Azul. Já na Alameda dos Pinheiros, Alameda Espirradeira e Alameda Quaresmeira o pedido foi para que a prefeitura faça o calçamento. Outra demanda apontada pelos vereadores, em atendimento à população foram obras de captação pluvial em um trecho da rua Professor Geraldo Alves de Oliveira, no Cidade Nova III, que quando chove fica tomada pela água.
Também foi requisitada a implantação de sinalização viária na esquina da Rua Governador Valadares com Coronel José Alves, no Bela Vista, e indicada a construção de quebra-molas na Avenida Brasil e rua Rio Grande do Sul. A revitalização e pintura de todos os quebra-molas da rua Antônio Batista Duarte, no Cidade Nova II, também não ficou de fora da extensa lista de melhorias pedidas. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.
Jurandir preocupado com os pombos
Em meio às diversas reivindicações de melhorias nas vias de Juatuba, surgiu um pedido inusitado do líder do prefeito. O vereador Jurandir dos Santos, fez um requerimento ao executivo, solicitando a construção de barreiras físicas ou outras medidas possíveis, para eliminação de pombos no telhado da Escola Municipal Padre Moacir Cândido Rodrigues.
Na justificativa, o vereador explica as aves se multiplicam rapidamente já que são dificilmente caçadas por outros animais e que “a inalação da poeira com restos de fezes das aves, causa graves doenças respiratórias, além de doenças infecciosas que podem levar à morte ou deixar graves sequelas”, afirmou o vereador.