Vereadores querem trocar sirenes de escolas onde estudam alunos com autismo

Objetivo da proposta é reduzir desconforto dos alunos com TEA, que costumam ter hipersensibilidade auditiva

0
553

A Câmara de Juatuba irá votar um projeto de lei que prevê a substituição das sirenes tradicionais, nas escolas municipais, por sinais sonoros mais adequados aos alunos com Transtorno do Espectro Autista, que tenham hipersensibilidade auditiva.

A proposta foi apresentada pelos vereadores Vanessão, Marlene do Espetinho, Marcos Leiturista e Ted Saliba. Pelo projeto, as sirenes das escolas municipais onde estejam matriculados alunos com TEA podem ser substituídas por outros dispositivos com menor possibilidade de apresentar risco de pânico ou desconforto ao autista, como sinais luminosos de baixa intensidade ou sinais musicais adequados. Caso prefiram, as instituições de ensino também poderão manter os sinais sonoros desligados no período de aula do aluno com TEA.

Em justificativa, os vereadores afirmam que o projeto foi proposto após reunião com mais de crianças com autismo, que relataram intenso sofrimento dos pequenos durante o acionamento do sinal nas instituições de ensino do município. Durante a leitura da matéria, os parlamentares citaram exemplo de escolas em outras cidades que já se readequaram à realidade dos pequenos, a exemplo disso, o Colégio Santana, de Itaúna. A matéria foi encaminhada para as comissões de Educação e de Justiça e Redação e será votada em até 15 dias.