Juatuba há anos figura entre as cidades com os maiores índices de violência contra as mulheres na região metropolitana, uma realidade que se repete em diversas cidades do país. Além das agressões físicas, muitas mulheres enfrentam dificuldades para denunciar seus agressores e obter o suporte necessário para romper o ciclo de violência.
O combate à essa triste estatística é um dos focos da Câmara que promete medidas urgentes para a proteção e acolhimento das vítimas. Esta semana, a casa promoveu uma reunião com a delegada regional Ana Paula Kich Gontijo, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), para discutir ações e melhorias no combate à violência de gênero.
O encontro reuniu vereadores e representantes da segurança pública, destacando a importância do engajamento do poder público na busca por soluções mais eficazes para garantir atendimento humanizado e proteção às vítimas.
“A segurança e o acolhimento das vítimas devem ser prioridade. É fundamental que o poder público esteja presente, ouvindo e apoiando iniciativas que garantam um atendimento mais eficiente e sensível para essas mulheres”, destacou o vereador Wilk Fernando, um dos participantes da reunião.
Com uma das ações para aprofundar o assunto, o vereador também propôs a realização de uma sessão plenária especial em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Segundo ele, a proposta visa ampliar o debate sobre a segurança da mulher e reforçar a necessidade de políticas públicas voltadas ao combate à violência doméstica. “Também sugeri aos meus colegas vereadores que, em março, possamos realizar uma sessão plenária especial para discutirmos mais sobre a segurança da mulher. Precisamos fortalecer o diálogo e cobrar medidas efetivas para proteger nossas cidadãs”, afirmou o vereador.