“VIA LIBERDADE”: maior rota turística do Brasil é lançada em Belo Horizonte

Solenidade contou com 24 cavalheiros da Cavalhada de Mateus Leme, que levaram a partitura original do Hino Nacional ao Palácio da Liberdade

0
1210

A Via Liberdade, maior e mais importante rota turística do país, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (26), em Belo Horizonte. O governador Romeu Zema assinou o decreto que inicia a abertura do percurso de 1.179 km da BR-040, interligando Rio de Janeiro, Minas, Goiás e Distrito Federal.

Para o lançamento da Via Liberdade foi realizada a exposição “Já Raiou a Liberdade”, que exibiu as partituras originais dos quatros principais hinos do Brasil: da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República. Os manuscritos saíram do Arquivo Público Mineiro e foram levados para a Praça da Liberdade. Três oficiais dos Dragões da Inconfidência, um militar com vestimenta de alferes e a Cavalhada de Mateus Leme receberam a partitura original do Hino Nacional, que foi levada ao Palácio da Liberdade.

A rota turística vai interligar belezas naturais, história, cultura e arte de mais de 300 cidades brasileiras, fomentando o turismo e o desenvolvimento territorial e econômico das regiões participantes. O percurso contém sete patrimônios da humanidade e 80 patrimônios Memória do Mundo. São 24 parques, integrando 70% do patrimônio natural preservado do país, com montanhas e mar, cidades imperiais, natureza exuberante, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade. Além de Mateus Leme, na região, outras cidades integram o circuito: Itaúna, Igarapé, Brumadinho, Pedro Leopoldo e entre outras.

A Via Liberdade conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação do turismo nas cidades envolvidas.

Edital da Via Liberdade

Nesta quarta-feira (27), foi lançado um edital voltado a projetos relacionados com a Via Liberdade. Serão contempladas propostas para realização de oficinas e ações de capacitação de curta duração voltadas ao desenvolvimento de técnicos, profissionais, artesãos, mestres de ofícios e outros que atuem ou tenham interesse em atuar na preservação de patrimônio material e imaterial de Minas Gerais. As inscrições vão até 27 de maio e devem ser feitas na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura.

O objetivo é contemplar também a capacitação de agentes culturais, cujas ações sejam viabilizadas na nova rota turística. O investimento previsto para cerca de 50 projetos propostos por pessoas físicas nas categorias de Artes Plásticas e Ofícios, e Preservação do Patrimônio Cultural é de R$ 1 milhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × um =