Projeto “Brinquedo de Terra”

0
310

A Terra Cor Brasil, em parceria com a Mineração Usiminas, promove o projeto “Oficina Brinquedo de Terra: Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural” Mateus Leme e Itatiaiuçu. Alunos de escolas públicas, com idades entre 7 e 12 anos, terão a oportunidade de participar, gratuitamente, de oficinas de produção de arte utilizando pigmentos minerais como matéria-prima.

O objetivo é fomentar a cultura da utilização de pigmentos minerais em produções artísticas, coletando-os nas regiões onde são realizadas as oficinas. Isso estimula o sentimento de pertencimento dos jovens às regiões onde vivem, promove a convivência comunitária e aborda temas atuais relevantes como crise climática e as atuais alternativas de mudanças em nosso modo de vida baseado no consumo de recursos naturais industrializados em larga escala. 

O projeto, que conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, teve início no ano passado e já beneficiou quatro comunidades e dois bairros urbanos, atuando em seis escolas – tendo como público os alunos; na Associação dos Artesão de Produtores Caseiros e Região de Itatiaiuçu, abertas a toda população. Neste ano, mais de 500 participantes devem integrar as atividades propostas pelo projeto em Itatiaiuçu, que recebe a continuidade do projeto.

Em Mateus Leme, a proposta é iniciar o ciclo das oficinas pelas escolas municipais e, posteriormente, em 2024, ampliando-se com ações comunitárias com a técnica do Muralismo.

“O Brinquedo de Terra propicia um contato com a natureza e a cultura local, além de possibilitar uma reflexão sobre os modos de vida sustentáveis. As oficinas de produção de arte também são uma oportunidade para a população se apropriar dos espaços comunitários e dialogar com costumes e tradições locais”, afirma Cláudio Freire, criador e coordenador do projeto.

Com processo de pigmentação feito por métodos rústicos, as tintas obtidas pela maceração de diferentes minerais são chamadas de geotintas ou tintas de terra. Os alunos produzem sua própria tinta e concebem trabalhos artísticos com pigmentos naturais, oriundos de diferentes minerais, que apresentam cores que variam conforme a natureza química desses elementos.

Programação  (Colocar quadro)

Horários: 09h20 às 11h30 e 14h30 às 16h30

29/5 – Segunda-feira – Alto da Boa Vista – Escola Municipal de Bela Vista

30/5 – Terça-feira – Escola Municipal Bertina Ferreira

31/5 – Quarta-feira – Serra Azul – Escola Municipal Dona Ailza Maria de Jesus e Escola Municipal Gil Martins de Oliveira

1/6 – Quinta-feira – Azurita – Escola Municipal José Alves de Morais

2/6 – Sexta-feira – Mateus Leme – Escola Municipal Maria Alicie de Medeiros