Mateus Leme recebe espetáculos teatrais e oficinas gratuitos neste final de semana

0
145

Neste sábado, 20, sábado, a Praça Benedito Valadares, em Mateus Leme, se transforma em palco para receber o Diversão em Cena 2023, que é o maior programa de formação de público para teatro infantil do país.

A programação que traz oficinas e espetáculos voltados para toda a família, ocorre das 09h às 11h, com o acesso gratuito dos pequenos às oficinas de Bolhoterapia, Formas Animadas e às apresentações de minipeças do Festival de Teatro Lambe Lambe. A partir das 11h, começa o “Show de Variedades da Mesma Coisa” com a Palhaça Rubra, da grande São Paulo.

De acordo com a produtora e curadora do projeto, Fernanda Vidigal, o projeto é realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, pela Agentz Produções Culturais e integra a programação do Diversão em Cena 2023.

“Ainda temos poucas iniciativas culturais de qualidade direcionadas à infância, no Brasil. Optamos, então, por oferecer dentro do programa Diversão em Cena uma ‘experiência lúdica’ para o espaço público, porque acreditamos que praças e parques são democráticos e estimulam o encontro e a convivência entre as pessoas”, afirma.

Fernanda destaca ainda que a programação não é somente para crianças, mas para toda a família. As oficinas, vivências e espetáculos foram selecionadas para proporcionar o encontro e a experiência de “brincar” junto”. Há 25 anos realizando projetos no interior do Brasil pela Agentz Produções Culturais, a produtora conta que a chegada de iniciativas como essa modificam a dinâmica da cidade.

“É justamente nestas localidades que percebemos o poder transformador da cultura. A participação do público é intensa, a mudança no cotidiano é nítida, a experiência das pessoas, após um espetáculo ou uma oficina, é lembrada no decorrer da vida”, comenta.

Após Mateus Leme, o Diversão em Cena 2023, continua a percorrer o Minas Gerais. No dia 21, chega a Itatiaiuçu; no dia 04, Contagem, em 02 de junho, a Juiz de Fora, no dia 16 de junho, em Belo Horizonte e, em 30 do mesmo mês, é a vez de Itaúna.

O Programa

O programa Diversão em Cena é promovido pela Fundação ArcelorMittal, há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. Mais informações no site: www.famb.org.br/diversaoemcena e pelo instagram @asminasdacultura