Populares denunciam “politicagem de vereadores da base com recursos e obras de reparo do desastre da Vale”

Parlamentares aparecem em vídeos ao lado do prefeito Dr. Renilton, dando risadas e fazendo autopromoção com obras de asfaltamento

0
160

Após a perda de 272 vidas, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todas as cidades da região. E como forma de reparar o desastre, a empresa vem pagando indenizações aos atingidos e encaminhando recursos de multas aos municípios, para realização de obras que melhoram a infraestrutura, saúde e a qualidade de vida das comunidades.

No entanto, o que deveria reparar e amenizar o dano sofrido pela população, se transformou em uma verdadeira ferramenta política de autopromoção em cidades do interior. Políticos tem posado para fotos e vídeos com largos sorrisos no rosto, se esquecendo que a reparação que hoje chega nos municípios, custou a vida de 272 pessoas vitimadas pelo desastre.

Um exemplo é Mateus Leme. A reportagem recebeu esta semana um vídeo mostrando o prefeito Dr. Renilton Coelho e os vereadores Zé Ronaldo, Lúcio Madureira, Adelaide Siqueira e Chico da Venda, reunidos durante a noite, com moradores de Mateus Leme, anunciando diversos asfaltamentos.

No vídeo, Zé Ronaldo enaltece a imagem do prefeito e de outros vereadores, sem mencionar de onde veio o recurso para execução da obra. Ao fim da reunião todos fazem festa, dão risadas e batem palma, sendo induzidos a acreditar que aquela seria uma benfeitoria realizada com recursos da administração.

“O que me deixa triste é que eles estão enganando o povo, nessas reuniões que eles vêm fazendo e não citam, em momento algum, que o recurso é de indenização da Vale. E o pior: fazem festa e autopromoção, ignorando as famílias das 272 pessoas que foram mortas no desastre. Além de triste, é lamentável e desonesto”, disse um morador que não quis se identificar, com medo de retaliação.