Um trabalho idealizado pelo professor Pedro Ivo, na Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, com alunos da turma do 2º 1, da matéria de Desenvolvimento Econômico, resultou na elaboração de um plano de melhorias para serem aplicadas no Distrito de Serra Azul e demais regiões. Além das demandas levantadas pelos alunos, foi possível fazer um panorama econômico do município, bem como o levantamento de estratégias para que haja o aumento da renda por habitante e consequentemente, melhoria dos padrões de bem estar social da comunidade.
Um dos pontos evidenciados pelos alunos foi a falta de policiamento no Distrito. Segundo os alunos é necessário o empenho de uma base móvel da Polícia Militar para garantir a segurança da comunidade, já que a base fixa fica localizada muito distante.
Serra Azul é destaque na atividade de cultivo de flores, e outro apontamento mostra a falta de incentivo à cultura florista da região, que segundo os estudantes, não recebe qualquer incentivo ou amparo técnico no desenvolvimento da atividade na comunidade, que é composta em sua grande maioria por produtores e coletores de flores.
Sobre o transporte público, os alunos pontuaram que embora tenha aumentado o número de viagens, ainda é insuficiente, tendo em vista a crescente demanda dos moradores do distrito de se locomoverem de transporte público para o trabalho e para voltarem às suas residências após o labor. Segundo os jovens, não tem ônibus transitando na região após às 17h30.
Também foi levantado pelos alunos um questionamento sobre o projeto “Mãos Dadas”, do Governo do Estado e a responsabilização da prefeitura quanto à ajuda na manutenção das escolas estaduais, assim como o andamento das obras de construção de novas escolas municipais, fazendo com que o município cumpra o prazo do Plano Nacional da Educação, bem como a oferta de 50% das vagas destinadas à Educação infantil.
O Distrito é reconhecido, inclusive em festa tradicional, como um importante produtor de leite. Os alunos questionaram se existe algum tipo de incentivo por parte da prefeitura para instalação de fábricas de processamento de leite, como a famosa Itambé, em Pará de Minas, de modo a gerar mais emprego e renda e movimentar a economia local.
Outro fato reclamado não somente pelos alunos, mas em todo município é referente à falta d´água constante, que é utilizada em grande quantidade nas plantações de hortaliças, flores e também na mineração. Quando o líquido chega a faltar, a comunidade fica em média três dias sem abastecimento, o que gera inúmeros prejuízos nas plantações e atividades econômicas e empresariais na região. A falta do tratamento de esgoto também foi tema de críticas, já que o esgoto in natura é jogado dentro dos rios, principalmente do Ribeirão Serra Azul, que ganha o mesmo nome do Distrito, bem como outros afluentes.
Os alunos apontaram também a falta de atividades de lazer, praças de convivência, academias ao ar livre e o apoio e desenvolvimento de práticas esportivas destinadas à comunidade. Os estudantes questionaram também o que o executivo tem feito em Serra Azul para garantir o desenvolvimento do turismo na região. Eles apontaram ainda a possibilidade de adição do Distrito de Serra Azul ao Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, que já havia sido cogitado há algum tempo.
Para finalizar os jovens criticaram o sistema adotado pela Unidade Básica de Saúde da região, que obriga o paciente a marcar duas vezes o mesmo exame, tendo que ir na unidade e confirmar na Secretaria de Saúde. Os estudantes questionaram qual o sistema de comunicação entre a UBS e Secretaria de Saúde, bem como o controle do estoque de medicamentos na farmácia popular, já que na comunidade existem muitas pessoas com casos crônicos que dependem de remédios todos os dias, e alguns deles chegam a faltar.
“Os pontos levantados pelos alunos durante esse ano no desenvolvimento das aulas fazem com que eles se sintam cada vez mais isolados do lugar onde criaram raízes e que não gostariam de deixar, mas para que isso possa acontecer, é necessário um olhar mais complacente aos moradores de Serra Azul para que os jovens possam desfrutar de um desenvolvimento econômico no próprio lugar onde está seu coração”, pontuaram jovens estudantes.