Um dos clubes amadores mais tradicionais da cidade, o Boa Vista Futebol Clube, sediado em Boa Vista da Serra, completou 46 anos ontem, sexta-feira, (3). Sagrado tetracampeão municipal e tricampeão da Taça Cidade de Florestal, o time coleciona vários títulos liderando as competições amadoras na região.
Fundado informalmente em 15 de novembro de 1946, o Boa Vista ganhou legitimidade legal em 3 de maio de 1978, quando é oficialmente comemorado seu aniversário. No entanto, mais que um clube de desporto, a atuação do Boa Vista vai além das quatro linhas. A associação oferece uma série de atividades sociais e culturais gratuitas para a comunidade que incluem escolinha de futebol, oficinas de reforço escolar e cursos na área de música.
Cláudio Lula, professor de Biologia que atua como tesoureiro da associação, conta que foi a necessidade de melhorar a vida dos moradores do bairro, que deu início às iniciativas do clube. “A comunidade no entorno da associação é composta, em sua grande maioria, por famílias em vulnerabilidade social. E quando o acesso ao lazer, esporte e cultura existe, ele é muito limitado”, revela.
Essa realidade inspirou a iniciativa de criar um espaço de convivência comunitária, especialmente voltado para crianças e adolescentes. A demanda por oportunidades de práticas esportivas era evidente, e o Boa Vista Futebol Clube respondeu ao chamado.
Assim, nasceu a ideia de fundar uma escolinha de futebol, não apenas para ensinar as habilidades do esporte. “A ideia era além de oferecer espaço de convivência, também despertar potencialidades e assim afastar crianças e adolescentes do convívio com a marginalidade”, explica.
A escolinha logo se tornou um ponto de encontro para dezenas de crianças e jovens da região. No entanto, embora tenha prosperado em seu propósito inicial, oferecendo treinamentos de futebol e oficinas, Cláudio conta que a iniciativa enfrentou desafios para dar continuidade às ações. “Era uma demanda visível na comunidade, porém, sem apoio das instituições públicas, não foi possível ter o alcance desejado e o projeto foi encerrado”, diz.
Mas como um verdadeiro time, o Boa Vista Futebol Clube não se deixou abater facilmente. Em 2021, após os desafios impostos pela pandemia, uma nova diretoria assumiu o posto, determinada a reviver o projeto e correr atrás de recursos. “Reiniciamos, buscando parcerias públicas, privadas e também colaboradores voluntários”, conta Cláudio. Hoje, além da alegria que o clube proporciona à comunidade com suas vitórias, o projeto social impacta a vida de aproximadamente 40 crianças e jovens que participam das oficinas. Além da comunidade do Boa Vista, o clube também atende a vizinhança, como os moradores dos bairros Jardim Leme e Quintas da Boa Vista. No entanto, de acordo com os dirigentes, qualquer morador da cidade pode ser atendido pela associação, desde que se inscreva.