Vereadora pede retorno da placa do posto de saúde de Sítio Novo que homenageia Professora Maria Prado

0
217

A vereadora Irene Maria de Oliveira apresentou requerimento na última reunião da Câmara solicitando medidas para preservar a história e a memória do povoado de Sítio Novo. O pedido foi dirigido ao Executivo, para que retornem com a placa de homenagem ao posto de saúde Professora Maria Prado, inaugurado em agosto de 1981.

Ela destacou que a unidade de saúde, outrora denominada em homenagem à professora, foi palco de importantes serviços à comunidade local. No entanto, a placa oficial, que registrava a denominação e a data de inauguração, foi removida do prédio público, pela Secretaria de Obras e que atualmente, a placa encontra-se sob a responsabilidade de Lúcia Oliveira Prado, neta da homenageada. 

Irene ressaltou que a figura de Maria Prado transcende o tempo, sendo reconhecida como uma mulher de destaque e uma das personalidades mais respeitadas e influentes da região. “Além de sua atuação como professora, Maria Prado era uma líder comunitária e não apenas venceu suas lutas diárias, mas também demonstrou coragem e determinação em momentos cruciais para a comunidade”, enfatiza. 

Segundo ela, o retorno da placa de homenagem é um gesto de reconhecimento e gratidão pela contribuição de Maria Prado para o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade. “a ausência da placa representa não apenas uma lacuna na memória coletiva do povoado, mas também um desrespeito à história e ao legado de uma mulher que dedicou sua vida ao serviço público e ao bem-estar dos cidadãos”, diz. 

Quem foi Maria Prado

Maria Prado nasceu em 18 de setembro de 1903 em Mateus Leme, então um distrito do município de Pará de Minas, filha de Manuel Costa Prado e Maria Perciliana Aguiar. Ela se tornou a primeira professora da comunidade de Sítio Novo em 1921, lecionando para turmas multisseriadas, percorrendo diariamente cerca de 12 quilômetros a cavalo.

Em 1922, casou-se com Joaquim Alves de Oliveira, tornando-se pioneira na construção da comunidade e na construção da Capela de São Sebastião. Em 1952, durante um forte temporal, Maria Prado salvou seus alunos do desabamento da escola, mostrando bravura e calma ao protegê-los debaixo de uma mesa.

Após o incidente, Maria lutou pela instalação de um posto de saúde na comunidade, um sonho que se realizou apenas na década de 1970, embora ela não tenha vivido para testemunhar sua concretização. Ela faleceu em 14 de março de 1977, aos 73 anos, devido a um ataque cardíaco, sem ver seu grande sonho realizado.

Em 1980, a Lei Municipal nº 1067/1980 determinou que o futuro posto de saúde em Sítio Novo seria denominado “Posto de Saúde Professora Maria Prado”, em homenagem ao seu trabalho educacional e comunitário, e por seu esforço na construção do posto de saúde. O posto foi inaugurado em agosto de 1981 pelo prefeito Capitão Chaves.