CAGED registra crescimento na geração de empregos em Juatuba e Mateus Leme

0
80
Foto: Agência Brasil

Os novos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo governo, revelaram um cenário animador para os moradores de Juatuba e Mateus Leme.  Apesar das duas cidades manterem números tímidos na geração de emprego quando comparadas às cidades vizinhas, os três últimos balanços apontam o crescimento dos novos postos de trabalho que têm sido maiores que os desligamentos.

No primeiro trimeste, Juatuba apresentou um saldo positivo de 140 empregos, que é a diferença entre as 553 admissões e os 413 desligamentos. Por sua vez, Mateus Leme também apresentou um desempenho sólido, com um saldo positivo de 85 empregos, resultado de 393 admissões e 308 desligamentos.

O setor industrial foi o que mais empregou em Juatuba, com 301 admissões e apenas 189 desligamentos, gerando saldo positivo de 112 postos de trabalho. Já em Mateus Leme, esse foi o setor mais desafiador. O município apresentou um déficit de sete vagas, já que o setor empregou 136 pessoas, mas desligou 143. 

Em contrapartida, o setor de construção está bem aquecido em Mateus Leme e tem sido o responsável pela retomada do crescimento de novos postos de trabalho na cidade. Somente esse setor, representou 84,8% das novas vagas de emprego geradas, no período analisado. O setor fechou com saldo positivo de 72 vagas, como resultado da diferença entre as 103 admissões, contra apenas 31 desligamentos no período. 

Os outros setores como comércio, agricultura e serviços se mantiveram estáveis em ambas as cidades, com saldos positivos e sem muitas diferenças no comparativo entre as duas. 

Comparativo dos últimos balanços: Mateus Leme deu um salto, mas Juatuba continua na frente 

Na análise dos três últimos balanços, Mateus Leme tem apresentado um resultado impressionante. A cidade conseguiu sair de um saldo negativo de 72 vagas registrado no terceiro semestre de 2023, para um saldo positivo de 85 vagas no primeiro trimestre deste ano. Apesar de ainda ser muito pouco para o município que tem 37.841 habitantes, conforme o último censo, o dado aponta um avanço no setor econômico da cidade. 

Por outro lado, apesar de ser um município historicamente com menos infraestrutura que Mateus Leme, Juatuba ultrapassa pelo terceiro período consecutivo, o município vizinho na geração de empregos. No terceiro semestre de 2023, Juatuba fechou com saldo positivo de 46 novos postos de trabalho, enquanto Mateus Leme amargou um saldo negativo de 72. Já no último trimestre de 2023, ambas apresentaram crescimento e saldo positivo, sendo 93 em Juatuba e 44 em Mateus Leme.

Já este ano, Juatuba fechou o primeiro trimestre com saldo positivo de 140 novos empregos e Mateus Leme, 85.