UBS Veredas deve realizar 500 consultas médicas e 300 atendimentos odontológicos por mês

0
195

A Prefeitura de Juatuba inaugurou, na última segunda-feira (30), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Veredas. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre moradores, autoridades e representantes de instituições. Estiveram presentes o deputado federal Diego Andrade, o deputado estadual Dr. Maurício, vereadores, secretários municipais, além de representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (AVABRUM) e do Governo de Minas.

Localizada na Rua A, 457, a UBS Veredas chega para atender, além do próprio bairro, moradores do Castelo Branco e do Residencial Vila Vern. Segundo a prefeitura, a obra vai ampliar o acesso aos serviços de saúde em uma região que há anos aguardava por uma unidade mais próxima e estruturada. O espaço foi construído com recursos do Governo de Minas e contará com equipamentos adquiridos por meio do Acordo de Reparação de Brumadinho.

Segundo o Secretário de Saúde, Gustavo Lopes, a unidade segue o padrão Tipo I estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde. A UBS conta com quatro consultórios, além de salas específicas para vacinação, procedimentos, acolhimento e demais atendimentos essenciais. “A estrutura foi pensada para oferecer um atendimento completo, desde consultas médicas e de enfermagem até serviços odontológicos e ações de prevenção”, explicou o Secretário.

Entre os serviços disponíveis estão acolhimento com classificação de risco, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atendimentos individuais e em grupo com equipe multiprofissional. O espaço conta ainda com vacinação, distribuição e administração de medicamentos, realização de curativos, pré-natal, puericultura, coleta de exames preventivos, renovação de receitas e grupos de promoção à saúde.

De acordo com Gustavo Lopes, a expectativa é que a unidade realize, em média, cerca de 500 consultas médicas e 300 atendimentos odontológicos por mês. Ele destaca que a nova UBS representa um salto de qualidade no atendimento à população. “Com a UBS Veredas, a expectativa é reduzir a sobrecarga em outras unidades e aproximar os serviços de quem mais precisa”, afirmou.

A equipe da unidade é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, um auxiliar de serviços gerais, uma recepcionista, além de contar com suporte de uma equipe multidisciplinar. Segundo Gustavo Lopes, a entrega da UBS também simboliza a superação de limitações antigas. “Estamos saindo de um modelo de funcionamento em imóvel alugado para uma estrutura própria, mais adequada, que amplia o acesso e melhora as condições de atendimento”, destacou.

RETRANCA

Prefeito destaca compromisso em tirar as unidades de saúde do papel

Durante a inauguração, autoridades reforçaram o impacto da obra para o município. O prefeito Ted Saliba utilizou as redes sociais para comemorar a entrega e enfatizar o compromisso da gestão com a população. “A saúde de Juatuba segue avançando. Mais do que garantir recursos, é fundamental ter responsabilidade, planejamento e competência para transformar projetos em realidade. Estamos trabalhando com seriedade para que cada investimento se torne benefício concreto para quem mais precisa”, declarou.

O presidente da Câmara, Jurandir Santos, também ressaltou a importância da conquista e o papel do Legislativo na cobrança e acompanhamento da obra. Segundo ele, a entrega da UBS representa a concretização de uma demanda antiga da população. “Essa unidade é uma conquista muito importante para os moradores, que há anos aguardavam por esse atendimento mais próximo e digno. A Câmara acompanhou de perto para que esse projeto saísse do papel. Hoje vemos que, com união e responsabilidade, conseguimos transformar reivindicações em realidade”, afirmou.

O secretário de Saúde, Gustavo Lopes, também destacou o simbolismo da entrega em suas redes sociais. “Um sonho sendo realizado. Projetos saindo do papel, obras sendo entregues e acordos sendo cumpridos. Uma gestão comprometida com entregas se mostra cada vez mais eficiente e disposta a melhorar a vida da população”, publicou.

Moradores destacam a acessibilidade

A percepção positiva da nova unidade também foi compartilhada por moradores da região. Rayane, residente do bairro Castelo Branco, destacou a melhoria na infraestrutura e, principalmente, na localização. “A UBS está incrível. A infraestrutura ficou excelente e essa vinda para a parte de cima do bairro vai nos favorecer demais, pois a maioria dos moradores são idosos e muitos não têm carro. A localização vai facilitar muito o acesso. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse.

Outro morador, Washington, que vive há anos na região, também enfatizou os benefícios da nova estrutura, especialmente para pessoas idosas. “Ficamos muito felizes em saber que tem um posto tão completo chegando para a gente. É um espaço mais amplo, moderno e acessível”, comentou. Ele ainda chamou atenção para a acessibilidade do local. “O novo posto tem rampas muito boas, portas amplas e estacionamento facilitado”, completou.

Nas redes sociais, outros moradores também celebraram a entrega da unidade. “Esse é o compromisso e a responsabilidade dessa gestão, que em momento nenhum deixou as dificuldades atrapalhar. Teve sempre o seu foco na solução e nunca no problema”, destacou uma seguidora. “Eu como moradora, fico feliz em ver mais esta melhoria chegando para todos nós”, completou outra.

Prefeitura avança com novas unidades de saúde

Além da UBS Veredas, a Prefeitura de Juatuba já planeja a ampliação da rede com outras unidades em diferentes bairros. No bairro Cidade Nova 1, o projeto da nova UBS já foi concluído e a unidade será a próxima prioridade para construção. No Canaã, a UBS terá terreno próprio e está em fase administrativa para abertura de licitação.

Já no bairro Serra Azul, problemas relacionados ao terreno inicialmente indicado foram corrigidos, e o projeto está em fase final de elaboração. A UBS do Bela Vista, que havia sido iniciada fora do padrão exigido, teve o projeto revisado e nesta semana foi anunciado o processo de licitação para a construção.

Na Vila Maria Regina, a obra está paralisada devido ao descumprimento de prazos por parte da empresa responsável, sendo necessária a realização de uma nova licitação para garantir a conclusão dentro dos critérios técnicos. Por fim, no Cidade Satélite, a área inicialmente prevista apresentou impedimentos, e uma nova área foi desapropriada a cerca de 430 metros do local original. O projeto já está pronto, e a licitação deve ocorrer em maio, com investimento estimado em cerca de R$ 6 milhões.