Projetos Sociais ajudam pessoas em vulnerabilidade social a enfrentar a fome e o frio em Mateus Leme e Juatuba

0
1247

A previsão de temperaturas em baixa e um inverno mais rigoroso este ano já está fazendo vítimas entre a população em vulnerabilidade social e em situação de rua. Sete pessoas morreram por conta do frio nas ruas de São Paulo na última semana, de acordo com o Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua. Entre as mortes, quatro foram registradas durante a madrugada, quando a temperatura mínima chegou aos 6 graus, a mais fria dos últimos cinco anos.

Mas é também nas situações extremas que surgem as boas ideias que mostram a solidariedade do ser humano em relação aos outros. Em Mateus Leme, o projeto “Marmitas do bem Vó Maria”, idealizado pela servente escolar, Sílvia Fioravante, oferece dia sim e dia não, marmitas para os moradores de rua e pessoas carentes.

O projeto começou de uma forma inusitada quando Sílvia teve a ideia de fazer uma panela grande de sopa para distribuir para algumas pessoas que encontrou na rua, durante o percurso até sua casa.

“Meu marido me perguntou porque estava fazendo aquela quantidade de comida e respondi que era para as pessoas que havia encontrado da rua. Após distribuirmos algumas marmitas em Mateus Leme, partimos para Juatuba e lá entregamos todos os marmitex. Desde então, não paramos mais e entregamos, dia sim e dia não, desde o início de abril”, conta.

O projeto sobrevive através de doações de amigos e também de uma parceria com a CUFA de Mateus Leme, que sempre ajuda com alimentos. ”Muitas vezes volto para casa chorando. Não é fácil ver a situação que essas pessoas vivem, sentar e ouvir suas histórias dói muito. O que mais entristece, é saber que muitos têm mais do que precisam para viver, mas não estão satisfeitos e, para piorar a situação, ainda humilham essas pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós”, revela.

Segundo Sílvia, atualmente são distribuídos 25 marmitex por semana, além de cobertores, agasalhos e materiais de higiene pessoal para os necessitados. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato pelo número (31) 9 8616-7382.

Campanha do cobertor

O Instituto Corujinha de Mateus Leme deu início à “Campanha do Cobertor” e as doações podem ser deixadas na Clínica Zorkot, Farmácia Ultra Popular, Loja Marfim, Padaria Padre Vilaça e na Papelaria Primus. Quem quiser pode doar R$25, através da chave PIX 35825365000130 que corresponde ao CNPJ do Instituto.

De acordo com o presidente da entidade, Marcus Júnior Diniz, todo valor arrecadado será revertido para a compra de mantas e cobertores que serão distribuídos para famílias carentes e para pessoas em situação de rua em Mateus Leme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − 6 =