No calendário de cores, o Agosto Dourado lembra as ações que incentivam a amamentação, que contribui para a saúde da mãe e do bebê. São várias as iniciativas que estimulam o aleitamento materno, dentre elas o trabalho dos bancos de leite que funcionam em diversas cidades.
A campanha deste ano tem como tema, “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira” e mostra a importância de proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno.
Para lembrar a data, a prefeitura de Juatuba realizou ações nas redes sociais e orientações às gestantes nas unidades de saúde, além de palestra no bairro Canaã. Em Mateus Leme, a data não foi lembrada.
Banco de Leite precisa de doações
O posto de doação e coleta de leito humano mais próximo de Mateus Leme e Juatuba é mantido pela prefeitura de Betim e, segundo a assessoria de comunicação da administração, a entidade está buscando mais doadoras. “Ano passado, haviam em média 43 doadoras por mês, o que gerava até 100 litros de leite materno. Hoje, são apenas 22 doadoras com a distribuição de cerca de 35 litros de leite mensalmente”.
Em nota, a assessoria destacou que na rede hospitalar do município há atualmente, 38 bebês prematuros internados que precisam do leite humano para uma recuperação e desenvolvimento.
As interessadas em doar, podem entrar em contato com o Banco de Leite de Betim, pelo telefone (31) 3594-2454. A unidade fica situada a Rua Pará de Minas, 640, em Brasiléia.