A nova variante da Covid-19 denominada Ômicron já está presente na vida das pessoas e em muitos casos não somente nos noticiários, mas mostrando seu grande poder de transmissão em praticamente todos os municípios brasileiros. Juatuba e Mateus Leme ainda não registraram casos da nova variante, mas com a transmissão comunitária já está confirmada, o aparecimento de casos é questão de dias.
Ao lado da nova variante da doença e de projeções assustadoras provenientes de várias partes do mundo, a dupla contaminação por Covid-19 e Influenza, recebeu o nome de Flurona e também há registros em alguns municípios mineiros. Essa semana políticos dos dois municípios confirmaram ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme o aumento na quantidade de pacientes no Pronto Socorro com sintomas gripais. Em contato com as Secretarias de Saúde dos municípios, foi informado que “não há um aumento de incidência de contaminações graves pela Covid e que a lotação das unidades de saúde se deve à síndrome gripal e outros atendimentos, muito comuns nessa época do ano”.
Vacinas para crianças
Vale destacar sobre a importância aos cuidados básicos de proteção e às datas para completar a vacinação contra a Covid-19. Acerca do imunizante infantil contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos, o Ministério da Saúde já liberou as vacinas para serem encaminhadas aos estados e ainda este mês o imunizante vai chegar a Juatuba e Mateus Leme.
O perigo mora ao lado
Embora os municípios não tenham registrado casos da nova variante, na vizinha Itaúna, já foram confirmados três casos. Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou os casos e confirmou o “aumento exponencial do número de casos como efeito da nova variante”.