O ano começa com a lembrança do ‘Janeiro Dourado’ e a conscientização de que os exercícios físicos regulares são importantes para a saúde do corpo e da mente. E, sempre com acompanhamento de um profissional. “Janeiro Dourado” é uma campanha criada pela Sociedade Paulista de Medicina Esportiva, em 2016 e tem como objetivo mostrar a relevância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde do indivíduo. Mas antes de tudo, promover segurança através de uma avaliação completa realizada por um médico do esporte, atitude que pode prevenir desde lesões até a morte durante o exercício.
A educador Físico Dalvisson Bruno Pereira e Silva, do Centro de Treinamento Dalvinho Silva, conta que as academias geralmente pedem autorização médica para a prática. No entanto, ele acredita que a avaliação de um médico do esporte seja mais específica e segura, principalmente para quem possui comorbidades como diabetes e pressão alta.
“Observei que as pessoas têm se preocupado mais em se manter ativas e, consequentemente, procurado as academias, centros de atividade física e a orientação de um profissional apto à prescrição e ao acompanhamento. Isto se deve muito à facilidade de acesso a informações, visto que a atividade física tem sido apresentada diariamente nos meios de comunicação e nas redes sociais“, pontuou.
No entanto, Dalvisson Silva entende que o profissional de Educação Física tem se tornado menos valorizado, devido à divulgação inadequada de pessoas que não são profissionais da área. “O aumento de informações, fez com que diversos influenciadores se passando por educadores esportivos, ofereçam dicas pela internet. Isso é muito perigoso, pois a avaliação, além de ser feita por profissional qualificado, deve ser particular para cada pessoa, com base nas avaliações físicas e bioimpedância. A pessoa que acompanha algum influenciador pelas redes, pode se machucar e sofrer até uma lesão séria”, alertou.
O educador físico lembra que além de aderir à atividade é de extrema importância a regularidade. A recomendação dele é fazer exercícios de quatro a cinco vezes na semana, “para que o esporte e a atividade física ofereçam de fato, melhor condicionamento e saúde”, considerou.
A cor branca lembra os cuidados com a saúde mental
Todos os meses têm uma cor no calendário da saúde. No entanto, janeiro possui mais de uma e o mês é lembrado com a cor branca em alusão à campanha idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão que chama as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre a saúde mental.
O mês coloca tema em foco e a escolha do período é estratégica, pois o começo do ano é vivido com ansiedade pelo desejo de cumprir as metas estabelecidas para os meses subsequentes. E a maioria das pessoas não supera o fim do ano anterior, deixando que as frustações por não ter conseguido alcançar as metas estipuladas, tenham lugar de destaque no seu dia a dia.
A campanha Janeiro Branco faz um alerta para que todos comecem um novo ciclo de vida de maneira sadia, tanto emocional quanto espiritual e que, para proceder a restauração mental, procurem acompanhamento psicológico ou, em casos mais leves, compartilhem sentimentos com outras pessoas, amigos ou no ambiente de trabalho.