Mineração Usiminas lança edital para expansão do programa Mina D´Água

Com iniciativa, companhia visa ampliar o trabalho de recuperação de nascentes e revitalização da mata ciliar na região da Serra Azul

0
105

Segurança hídrica é tema prioritário da Agenda ESG (da sigla em inglês, Ambiental, Social e Governança) da Mineração Usiminas. Reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado ambiental, a companhia lançou edital para a expansão do programa Mina D´Água, que tem como foco a recuperação e proteção das nascentes, contribuindo ainda para a revitalização da mata ciliar na região da Serra Azul. Com essa ampliação da iniciativa, representantes da comunidade também poderão, a partir deste ano, aderir ao programa.

“Criamos o Mina D´Água com o propósito de reforçar a nossa atuação para conservação da biodiversidade e a proteção dos mananciais hídricos. Queremos fortalecer esse trabalho, contribuindo cada vez mais com o equilíbrio ambiental, por meio de ações contínuas e estratégias bem delineadas”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.  O projeto, executado a princípio nas Áreas de Preservação Ambiental (APP) da empresa, consiste em cercamento, aceiro e combate às pragas e aos invasores, além do plantio de espécies nativas.

O edital aberto agora abrange todos os interessados em aderir ao programa. A iniciativa é voltada a produtores rurais, proprietários ou posseiros de imóveis rurais, para recuperação de áreas localizadas em APP e/ou em locais de recarga hídrica (mata ciliar). As propriedades selecionadas serão contempladas com intervenções para isolamento, aceiros e limpeza, a partir da avaliação da equipe técnica, coveamento e adubação, combate às formigas e cupins, além do plantio de mudas.

“Acreditamos que juntos podemos potencializar os esforços em prol da sustentabilidade, promovendo não apenas o crescimento econômico, mas, também o desenvolvimento consciente e harmonioso com o meio ambiente. Por isso, ao lançar esse edital, convidamos parceiros e organizações comprometidas com a preservação ambiental a se unirem conosco nessa nobre causa”, reforça Yuri Azevedo.

Inscrições

As inscrições dos interessados em receber os recursos disponibilizados por meio do projeto Mina D´Água deverão ser feitas entre os dias 17 de janeiro e 17 de fevereiro de 2024, mediante preenchimento de formulário e envio para o e-mail meioambiente.musa@usiminas.com. Para baixar o edital com todas as informações e a ficha de cadastro, acesse www.usiminas.com.