Esta semana os moradores da região de Ponte Nova, em Juatuba, ficaram sem água por causa do rompimento de uma adutora da Copasa. Imagens recebidas pela reportagem mostram a adutora despejando uma água de coloração escura no Rio Paraopeba.
Uma hora depois do vídeo ser compartilhado nas redes sociais, a Copasa informou que a adutora de 1.200 mm, que passa no Paraopeba se rompeu, após o desabamento da estrutura que atravessa o rio. Com isso, as cidades de Betim, Juatuba e Mateus Leme ficaram sem abastecimento por três dias. O problema foi resolvido no fim da tarde de quinta-feira (03).
O último desabastecimento geral como o que ocorreu esta semana, ocorreu em maio de 2021, e deixou sem água todos os bairros de Juatuba, Mateus Leme e 14 bairros de Betim durante dois dias. Na ocasião, a empresa alegou que o problema ocorreu em função de falta de energia elétrica.
“Descaso da Copasa”
Após o ocorrido, os moradores de Juatuba e Mateus Leme criticaram novamente a Copasa uma vez que a falta de água tem sido comum nos dois municípios. Além das duras críticas e cobranças referente a má prestação de serviço, os moradores das duas cidades exigiram o cancelamento do contrato com a empresa.
Nas últimas reuniões do Legislativo, vários vereadores têm retomado o assunto e também não pouparam críticas à empresa. Na última reunião da Câmara, o vereador Ted Saliba solicitou que a prefeitura assumisse o esgoto em Juatuba para que o município “vá ficando livre da empresa”.
Já em Mateus Leme, recentemente, os parlamentares concluíram o relatório parcial da CPI que investiga a má prestação de serviço da Copasa e segue em discussão no executivo o cancelamento do contrato com a empresa.