Desde o início da concessão, em junho de 2007, a AB Nascentes das Gerais anunciou que já investiu cerca de R$ 2,3 bilhões em obras de melhorias e ampliação de capacidade no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que tem mais de 370 quilômetros de rodovias e recebe, em média, 40 mil veículos por dia. Segundo relatório da concessionária, no total foram 54 quilômetros de duplicações; 37 quilômetros de correção de traçado; 100 quilômetros de terceiras faixas; 35 dispositivos de retorno e acesso; 35 viadutos, pontes e passagens inferiores de veículos e pedestres; 23 passagens de pedestres e passarelas; e 51 quilômetros de novos acostamentos. Atualmente, as cidades com duplicação do perímetro urbano em andamento são Divinópolis, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.
As principais obras de melhorias e duplicações da MG-050 que estão em andamento, serão finalizadas no primeiro trimestre de 2023 com destaque para o trecho urbano de Divinópolis, com obras de duplicação e ampliação de capacidade da rodovia MG-050. O último trecho a ser duplicado na cidade está localizado próximo ao distrito industrial, e a obra está em fase final.
Sem investimentos expressivos na região
O relatório da AB Nascentes não apresenta investimentos para o trecho entre Itaúna, Mateus Leme e Juatuba que recebeu nos últimos anos apenas uma pequena intervenção, próxima à praça de pedágio, para reparo de uma encosta que desmoronou.
A concessionária anunciou que este ano, estão previstos investimentos de R$ 212 milhões, que envolvem implantação de novas interseções de acesso a municípios, novos trechos de duplicações, implantação de faixas adicionais, bem como serviços de restauração de pavimentos e conserva de rotina do trecho concessionado. No entanto, não anunciou qualquer melhoria entre os três municípios.