Alunos da rede municipal podem utilizar o transporte escolar até crachás ficarem prontos

0
48

Na última segunda-feira (31) foi encerrado o prazo para a regularização do crachá de identificação dos alunos que utilizam o transporte escolar em Juatuba e a falta de portabilidade do documento impediu que alunos pudessem embarcar.  A proibição, no entanto, surpreendeu alguns pais de estudantes que alegaram não ter sido informados sobre a exigência.

As reclamações surgiram em grupos de whatsapp. “Quem trabalha sabe como é complicado ter o filho em casa quando deveria estar na escola e nós contamos com esse serviço”, lamentou uma mãe.

Outra mãe temia pela segurança. “Os pais estavam tranquilos achando que seus filhos tinham ido para a escola, mas, na verdade, estavam andando pela rua porque não puderam embarcar. Se algo acontecesse com essas crianças, quem seria responsabilizado?”, questionou.

Em um comunicado emitido por uma das escolas do município, a direção justificou que a regra foi apresentada na primeira reunião do ano letivo de 2025 e que todos os alunos receberam as carteirinhas.

A exigência da carteirinha, segundo a prefeitura, foi implementada para evitar o uso indevido do transporte por pessoas que não são alunos e para coibir casos de vandalismo dentro dos veículos.

Para solucionar o problema, a administração municipal decidiu flexibilizar a regra temporariamente. Enquanto a regularização das carteirinhas é providenciada, os alunos poderão continuar utilizando o transporte sem a apresentação do documento.

Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Educação iniciou reuniões em todas as escolas para esclarecer a medida e reforçar a necessidade da identificação. A empresa responsável pelo transporte também está envolvida no processo de comunicação, para evitar novos transtornos.