Após atraso de repasses, Câmara quer planilha de pagamentos de emendas impositivas

Recursos destinados à APAE não são pagos há mais de três meses

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O governo de Adônis Pereira foi criticado esta semana, tanto nas redes sociais quanto na Câmara, em decorrência do atraso dos repasses das emendas impositivas de 2023, propostas pelos vereadores às entidades assistenciais da cidade. Dentre elas estão a APAE, creches, Hospital Santa Terezinha e outras instituições, que prestam serviços de acolhimento e de saúde gratuitos à população.

As reclamações sobre a falta de repasses tem sido tantas, que os vereadores aprovaram um requerimento solicitando as planilhas de empenho e pagamentos das emendas impositivas propostas em 2022, para o exercício de 2023. Segundo os parlamentares, os representantes das instituições indicadas a receber os recursos, têm reclamado muito ao atraso, já que o prefeito tem apenas até o dia 31 deste mês para quitar as obrigações financeiras com as entidades.

De acordo com o presidente da Câmara, Laécio do Silvestre, o requerimento foi necessário após propagação de fake News de cargos comissionados da prefeitura em algumas comunidades.

“Esse requerimento foi assinado por mim, pelos vereadores Ted Saliba, Jurandir dos Santos e Eltinho da Agência, mas convido todos a assinarem para acabarmos de vez com essas mentiras que alguns falastrões estão contando para a comunidade. Essa câmara tem autonomia sim para indicar emendas impositivas, e elas devem ser cumpridas obrigatoriamente pelo prefeito”, disse.

Crise na APAE

Os vereadores citaram como exemplo de situação precária em função do atraso de pagamentos o caso da APAE. De acordo com o presidente da Câmara, a entidade está com três parcelas de recursos atrasadas e, dentre essas, R$75 mil são provenientes de emendas impositivas. “Eu questiono os senhores, como essa entidade consegue sobreviver sem esses recursos. Os profissionais que trabalham na entidade precisam e não podem ficar esperando pagamento atrasado da prefeitura. Eu peço mais atenção e carinho com essas entidades assistenciais da cidade, que sobrevivem apenas com os recursos que destinamos”.

Entidades irregulares

Já o vereador Léo da Padaria, solicitou que os parlamentares adicionassem ao requerimento uma planilha pontuando quais entidades apresentaram o plano de trabalho e estão aptas a receber os recursos. O vereador também solicitou que seja feita uma sabatina ao secretário de Fazenda, para que ele responsa o porquê de determinadas emendas não terem sido pagas. “Faço essas pontuações para deixar o requerimento ainda mais completo”, disse.

Léo da Padaria recebeu um puxão de orelhas do presidente da Câmara, por causa da sua fala. “Eu discordo quando o vereador fala que o projeto poderia estar mais completo; o nobre amigo está se referindo ao requerimento como incompleto e isso não podemos admitir”, criticou Laécio.

Improbidade administrativa

O vereador Ted Saliba, discordou da proposta de Léo, ponderando que não seria necessário convocar o secretário de Fazenda, e que os vereadores deveriam receber a documentação e analisar. “A gente tem que fazer o que a lei nos manda faze. Se o prefeito não pagou as emendas impositivas, devemos abrir um processo por improbidade administrativa contra o prefeito. Vamos esperar essa documentação chegar para sabermos se ele cumpriu ou não. E se o secretário não cumpriu com sua obrigação, cabe responsabilidade a ele também e não apenas ao prefeito”, disse Ted.

Saiba quais foram as emendas propostas pelos vereadores este ano

O valor total de emendas impositivas de 2023 chegou a R$ 2.833.000,00 e, desta quantia, R$1 milhão foi indicada para ser paga ao Hospital Santa Terezinha, de Mateus Leme, para realização de cirurgias eletivas. Saiba quais foram as indicações dos vereadores para cada entidade socioassistencial de Juatuba:

DestinatárioMontanteÁrea -GeralÁrea – SaúdeFinalidade
Associação Comunitária dos Bairros Carioca, Diamantina Ilhéus e Serra Azul. CNPJ 03.718.907/0001-89     R$25.000,00  Revitalização da sede, manutenção dos projetos/programas e serviços essenciais.
Associação Esportiva Canto do Rio CNPJ 23.769.474/0001-06 R$125.000,00    Manutenção da quadra, compra de uniformes e equipamentos esportivos,  manutenção dos projetos para atendimento da comunidade.
Associação Juatuba Transparente – ONG CNPJ 07.096.527/0001-00 R$150.000,00   Compra de equipamentos, e manutenção dos projetos para atendimento da comunidade.
CENTRO SOCIAL DOS BAIRROS UNIDOS DO DISTRITO DE FRANCELINOS CNPJ 04.599.917/0001-05 R$75.000,00   Manutenção da sede e compra de equipamentos, manutenção dos projetos para atendimento da comunidade.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais CNPJ 00.340.781/0001-63   R$ 75.000,00R$430.000,00  Disponibilizar insumos para viabilizar o atendimento clínico especializado, por equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e médico às pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno de Espectro do Autismo – TEA, e/ou outras atividades de saúde.        
Corporação Musical Imaculada Conceição CNPJ 00.073.037/0001-40 R$ 25.000,00   Manutenção das atividades para atendimento da Comunidade.
Associação Comunitária do Bairro Cidade Satélite CNPJ 00.251.566/0001-96 R$ 100.000,00   Manutenção das atividades para atendimento da Comunidade.
Amadec Associação dos Moradores dos Bairros Diamantina e Carioca CNPJ 42.382.337/0001-50 R$ 150.000,00   Manutenção das atividades para atendimento da Comunidade.
CELIVI – Centro de Libertação de Vidas CNPJ 11.322.223/0001-91 R$ 25.000,00   Manutenção das atividades para atendimento da Comunidade.
Associação Esportiva e Recreativa Olimpic Juatuba CNPJ 64.487.838/0001-34 R$158.000,00   Manutenção das atividades para atendimento da Comunidade.      
Centro Social de Boa Vista CNPJ 20.896.486/0001-03 R$ 75.000,00   Manutenção da sede e compra de equipamentos.  
Cooperativa Regional de Trabalho de Reciclagem Ltda CNPJ – 10.707.456/0001-40 R$ 75.000,00   Revitalização da sede e compra de equipamentos, e projeto na área da saúde. Manutenção dos projetos/programas e serviços essenciais.
AMACS – Associação dos Moradores, Amigos do Bairro Cidade Satélite CNPJ 00.340.781/0001-63 R$ 200.000,00   Manutenção das atividades, compras de equipamento.
ASPROVIMAR – associação dos proprietários e moradores do bairro Vila Maria Regina CNPJ – 23.769.771/0001-43 R$ 75.000,00   Revitalização da sede e compra de equipamentos, e projeto na área da saúde. manutenção dos projetos para atendimento das Comunidades.          
Associação Esportiva Juatubense Escola de Futebol CNPJ 07.550.652/0001-49 R$70.000,00 Compra de equipamentos, e manutenção dos projetos/programas e serviços essenciais.
Secretaria Municipal de Saúde – Juatuba  1.000,000,00Destinatário – Hospital Santa Terezinha – Mateus Leme – Para Cirurgias Eletivas.
TOTAL GERAL 1.403.000,001.430,000,00