Boa Vista da Serra sofre com falta de água e moradores planejam ação coletiva contra a Copasa

0
197

Os moradores do bairro Boa Vista da Serra, em Juatuba, vivem um pesadelo devido à precariedade do abastecimento de água pela Copasa na região. Segundo relatos, desde que a concessionária assumiu o serviço na região, há cerca de 10 anos, a população tem sofrido com a falta d´água. No início da prestação de serviços, devido ao aumento da população do bairro, a justificativa era que o problema seria resolvido quando a empresa adequasse à demanda. No entanto, passaram-se os anos e o que era para ser corrigido, piorou.

Segundo denúncias recentes, o fornecimento tem sido feito apenas pela manhã e, muitas vezes, de maneira irregular, deixando famílias e comerciantes sem água durante o restante do dia. Essa situação tem causado transtornos que afetam a rotina dos moradores que ficam sem água para tarefas básicas, como tomar banho, cozinhar, lavar roupas e limpar a casa.

Não bastasse isso, até a economia da região conhecida por barzinhos, sítios e restaurantes, tem sido afetada com a falha no abastecimento. A comerciante Sheila Saraiva, proprietária de um restaurante no bairro, relata que o problema é recorrente. “Todos os dias cortam a água por volta das 11h e só volta à noite, perto das 22h. Tenho clientes aos domingos, e nos últimos dois finais de semana a água acabou, inclusive no Dia dos Pais. É constrangedor não ter água para lavar vasilhas ou servir os clientes”, desabafa.
Limpar a casa também se tornou um desafio, segundo ela. “Minha funcionária foi ligar a mangueira para lavar a varanda, e simplesmente não saiu nenhuma gota de água. É um caos completo, especialmente para quem tem crianças em casa”, descreve Sheila.
Para contornar o problema, a empresária conta que a solução encontrada pelos moradores foi comprar mais caixas d’água para aumentar a capacidade de armazenamento. Ela mesma diz ter providenciado um reservatório para seu negócio, dois para a casa onde mora, além de um poço artesiano que foi obrigada a construir depois de alugarem o espaço para um evento e faltar água. “Aluguei o espaço para um chá de bebê e o constrangimento foi enorme quando a água acabou durante o evento”, revela.

Moradores se mobilizam

 
O problema afeta centenas de famílias no bairro, que estão cada vez mais indignadas. Em um grupo de WhatsApp com mais de 300 pessoas, as reclamações são constantes. “Todo mundo no bairro está reclamando”, disse Sheila. “Na minha casa, eu não sofro tanto porque tenho as três caixas d’água e o poço artesiano. Mas no restaurante, se tenho um bom movimento, a água acaba rapidamente. Todo mundo fica sem saber o que fazer”, conta.

Iniciativas para resolver o problema junto à empresa, não faltam por parte dos moradores. “Ligamos, registramos protocolos, e a resposta é sempre a mesma: estão realizando manutenção. Eles resolvem o problema temporariamente, mas no dia seguinte, a água é cortada novamente”, diz.

Cansados de esperar uma solução, os moradores começaram a se mobilizar para tomar medidas legais contra a concessionária. O próximo passo será levar o caso ao Juizado Especial e ao Ministério Público para formalizar uma denúncia e iniciar uma ação coletiva contra a Copasa. “Chegamos ao limite. Estamos organizando essa ação coletiva porque não dá mais para continuar assim”.

Nem sempre foi assim

O bairro Boa Vista da Serra, assim como outras regiões de Juatuba, dependia de um sistema de abastecimento gratuito de água há cerca de 10 anos. Na época, a água vinha diretamente de um reservatório municipal na região que atendia a todas as casas, sem nenhum transtorno. No entanto, com a chegada da Copasa, o fornecimento passou a ser pago e, segundo os moradores, os problemas começaram a surgir.

“Antes, a água nunca faltava. Tínhamos uma caixa d’água comunitária, e todos eram abastecidos. Desde que a Copasa assumiu, a situação só piorou. Agora, enfrentamos esse caos diário”, desabafa Sheila.

“Em dias normais, já é difícil lidar com a interrupção do fornecimento, mas nos finais de semana, é ainda pior. Muitas pessoas que trabalham deixam para limpar a casa e lavar as roupas aos finais de semana, mas não conseguem, pois não tem água”, revela a empresária.

Em nota, a Copasa respondeu ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme que alguns pontos da região de Boa Vista da Serra, em Juatuba, podem enfrentar intermitências no abastecimento de água, principalmente os “de maior cota altimétrica”, ou seja, de  situados em maiores altitudes. Ainda de acordo com a empresa, essa situação ocorre devido à variação de vazão e pressão durante os dias mais quentes.
A empresa também informou que já estão em fase de conclusão os estudos técnicos para a melhoria do sistema de abastecimento de água na região. Segundo o texto enviado, após essa etapa, será iniciada a licitação dos serviços e aquisição de equipamentos necessários para solucionar o problema e garantir a regularização do fornecimento de água.