“CHAME A FRIDA” Robô no WhatsApp que salva mulheres vítimas de violência doméstica chega a Juatuba

0
271

O Robô do Whatsapp que ajuda no combate à violência contra a mulher, o “Chame a Frida” está sendo expandido em Minas. A atendente virtual orienta as vítimas por meio de mensagens pré-programadas. O programa é capaz de fazer uma avaliação preliminar do risco, acionando a polícia em casos mais graves.

Disponível em 40 municípios, a ferramenta chegou a Juatuba e outras cidades “que já fizeram contato demonstrando interesse em ter o projeto”, conta a escrivã da Polícia Civil Ana Rosa Campos, idealizadora do projeto.

Natural de Caratinga, no Vale do Rio Doce, ela ajudou a lançar o “Chame a Frida” em abril de 2020. O programa funciona como ChatBot em que as pessoas podem entrar em contato por meio de mensagem ou áudio.

“A palavra principal desse projeto é justamente acessibilidade, por ser uma ideia que busca atender qualquer mulher que tenha algum tipo de dificuldade ou medo de entrar em contato com a Polícia Civil para denunciar algum tipo de violência”, disse a escrivã.

Outro fator diferencial no Chame a Frida é a desburocratização do processo de denúncia, sem a necessidade de preencher um formulário ou ir até a delegacia. “Com essa facilidade, ela se sente mais segura em denunciar e a corporação consegue chegar até o suspeito, podendo salvar uma vida, que é o principal objetivo do aplicativo”, afirma Ana Rosa.

Basta a pessoa ter o WhatsApp no celular, adicionar o “número da Frida” e mandar uma mensagem, que o robozinho já mandará as opções e soluções. Os números de cada cidade são disponibilizados pela Polícia Civil por meio de sites ou pelo Instagram do projeto.

Após entrar em contato, a mulher recebe o suporte e tem acesso a atendimento de um psicólogo. Depois dessa etapa inicial, da mulher ser atendida por um policial, todo o relato e documentos são encaminhados para um juiz, para o deferimento de medida protetiva. Em alguns casos, o trâmite pode ser finalizado em menos de 24 horas.

Eficiência

Ao todo, o serviço já realizou mais de 4,2 mil atendimentos desde a criação. Um caso emblemático para a criadora foi justamente o primeiro atendimento realizado pelo ChatBot em parceria com a Polícia Militar.

Segundo ela, os militares não conseguiam encontrar a casa de uma mulher que denunciava violência doméstica. Os policiais sempre iam ao endereço, mas por se tratar de um lugar sem sinalização, não encontravam a residência.

Graças à conversa com a Frida pelo WhatsApp, a vítima informou a localização em tempo real. “Foi a nossa primeira prisão em conjunto com a Polícia Militar. Quando chegaram até o endereço, encontraram o suspeito armado com uma faca e prestes a tirar a vida dela”.

O Chame a Frida aceita a denúncia de qualquer pessoa, não apenas da vítima de violência doméstica. O número registrado em Juatuba é o (31) 99296-1268.