Campanha do grupo “Juatuba do povo” entrega material escolar

0
144

A campanha de arrecadação de material escolar promovida pelo grupo “Juatuba do Povo” foi um sucesso e a distribuição que começou na primeira semana de aula será intensificada na próxima semana.  Liderada pelo coordenador de Ensino Religioso da rede municipal, Ivan Amorim, a iniciativa teve a maior arrecadação dos últimos anos e vai garantir que crianças, em situação de vulnerabilidade, iniciem o ano letivo com o material necessário. Ivan conta que a população local e os comerciantes foram muito receptivos e ele também destacou o apoio do Jornal do Juatuba Mateus Leme na divulgação.

Além das contribuições dos residentes de Juatuba, a campanha recebeu doações de cidades vizinhas como Contagem e Betim. Os números, ainda que aproximados, refletem o tamanho da adesão e da solidariedade: 200 cadernos com arame, 150 cadernos brochurão, 20 caixas de lápis de cor, 100 lápis de cor avulso, 30 lápis de escrever, 20 réguas, 12 mochilas escolares, 10 cadernos de desenho e 15 bolsinhas, além de 2 kits completos para educação infantil.

Segundo Ivan, serão contempladas cerca de 50 crianças das 11 escolas da rede municipal e a entrega dos materiais será realizada diretamente aos alunos, sob a supervisão dos professores de Ensino Religioso que fizeram o mapeamento dos estudantes. “As professoras desta disciplina têm um olhar sensível e atento para as necessidades de seus alunos e sabem identificar com clareza aquelas que de fato precisam”, diz.

Ajuda para evitar evasão escolar

O professor conta que o grupo de voluntários tem recebido manifestação de gratidão das mães que tiveram os filhos contemplados com a doação e há casos de crianças que não poderiam voltar às aulas nesse ano por falta de recursos e agora já vão voltar a estudar. “Em conversa com professores e com diretores, ouvi o relato de crianças que não tinham retornado às aulas por falta de material escolar. Tive dois casos de que o irmão mais velho havia voltado e a irmã mais nova não, porque a mãe não teve condições de comprar material para todos os filhos”, conta.

Ivan afirma que espera que essa mobilização em prol da crianças continue a inspirar a comunidade de Juatuba e que o impacto positivo dessa campanha se estenda para além das salas de aula. “Que o sorriso e o sentimento de gratidão de cada criança sejam revestidos em bençãos na vida de todos”, finaliza.