Em 2013, alunos da Escola Estadual Elias Salomão sob a coordenação do professor de Biologia Michel Salomão e a supervisão da diretora à época Fátima Gaia, construíram uma cápsula do tempo que só poderia ser aberta no dia 27 de maio de 2023, às 8h, contados 10 anos depois da iniciativa.
A caixa de alvenaria, foi fixada ao lado da placa inaugural da escola, em um espaço com aproximadamente um metro. Alunos, professores e diversas autoridades participaram da solenidade há 10 anos e, dentro da cápsula foram colocadas cartas, revistas, blusas, pertences de alunos, mensagem, fotos dos alunos com autoridades da cidade e vídeos em um pen drive.
O professor de Biologia, Michel Salomão, que estava à época com 40 anos, explica que o evento, que contou com a participação de alunos da rede pública, sinaliza que precisamos pensar no passado, mas de olho no futuro.
Michel destaca que será emocionante reabrir a cápsula, mesmo porque ele está mais experiente, agora com 50 anos. Já os alunos, que tinham à época 14,15, 16 anos, estão todos com mais de 24 anos, e fizeram o compromisso de participar da abertura.
“Eu fui o idealizador do projeto à época. Todos os preparativos foram feitos pela turma do segundo ano de 2013. Cerca de 40 alunos participaram da iniciativa, mas muitos professores e familiares de alunos escreveram cartas”, relembra.
A cápsula
Criada para armazenar objetos e informações que retratam uma determinada época, as cápsulas do tempo apresentam elementos que permitem o conhecimento sobre hábitos e valores de uma sociedade. A ideia é garantir que seu conteúdo seja preservado e acessado por gerações futuras.