Mateus Leme parece terra de ninguém. As denúncias se acumulam e envolvem as principais autoridades da cidade, seja da prefeitura ou na Câmara. E em meio a excessos e mal uso da coisa pública, esta semana a vereadora Adelaide Antunes de Siqueira está sendo acusada de usar um veículo oficial da Câmara no dia 21 de janeiro, para ir ao jogo do Estrela Mirim que disputou a final da Copa Itatiaia.
Um vídeo encaminhado à reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme e amplamente divulgado nas redes sociais mostra o veículo, um Fiat Mobi, placa RNLOA32, flagrado transportando a vereadora e alguns homens vestindo camisas do Estrela Mirim. O vídeo mostra o momento em que o carro sofre uma pane mecânica em um posto de gasolina, e os ocupantes, incluindo a vereadora saem para empurrá-lo até uma vaga de estacionamento.
Postagem viralizou
Mateus Leme se movimentou tanto para comemorar a conquista do Estrela Mirim, mas também para comentar a denúncia contra a vereadora, amplamente divulgada no Facebook e grupos de whatsapp. As imagens de diversas câmeras, mostram o momento em que o carro para, e logo em seguida é empurrado na Avenida Piranga, Bairro Bandeirantes, em Contagem.
Além da situação que levantou questionamentos, também chamou a atenção a presença do filho da parlamentar, Deickmiller Siqueira Pinto, que ocupa cargo de confiança na prefeitura de Mateus Leme e outros dois torcedores.
Recesso e fim de semana
O denunciante questiona se o uso do carro oficial da Câmara durante o recesso Legislativo e em uma noite de domingo não representa “grave comportamento antiético, tanto por parte da vereadora quanto do servidor ou membro do legislativo ou judiciário, que utilizaram um bem público para interesses particulares”. “Isso é crime de peculato, conforme determina o artigo 312 do Código Penal, quando o funcionário público, em benefício próprio ou de outra pessoa, desvia ou apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer bem, público ou particular, do qual tenha posse em função do cargo”, explica.
Atitudes recorrentes
O vídeo do carro sendo empurrado viralizou com comentários indignados da população. Porém, este tipo de comportamento questionável tem sido prática comum na Câmara de Mateus Leme. Em setembro do ano passado, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme noticiou outra denúncia de populares que registraram fotos e vídeos o vereador Zé Ronaldo utilizando de forma irregular o veículo oficial da Câmara, enquanto estava em um bar com o Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu.
O carro oficial da Câmara de Mateus Leme também já foi flagrado estacionado próximo à festa da Conferência de São Sebastião, que acontecia na Reta Grande.
E quando se trata de uso do bem público para fins particulares, as denúncias também envolvem a prefeitura. Já foi enviado ao Ministério Público notícia de que um trator da Prefeitura estaria fazendo serviço de terraplanagem em uma estrada particular que dá acesso ao sítio do Secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu e que carros alugados pelo executivo estaria na moto-pista, durante a noite, para buscar uma aluna que supostamente faria aulas de direção.
E um servidor terceirizado da administração denunciou o uso de uma caminhonete oficial, de maquinário e servidores públicos para fazer a limpeza do sítio do prefeito Dr. Renilton Coelho, em horário de expediente da prefeitura.
Presidente da Câmara diz que uso foi para atuação parlamentar
A reportagem buscamos esclarecimentos por meio do presidente da Câmara Municipal de Mateus Leme, vereador “Chico da venda”. Questionado sobre a data do ocorrido, que era um domingo, o presidente afirma que a Câmara Municipal de Mateus Leme destaca que, mesmo nos finais de semana ou feriados, podem ocorrer demandas que exigem a atuação parlamentar.
“Mesmo durante esse período, o vereador ou vereadora está sujeito a exercer suas funções e desempenhar seu papel como legislador, não impedindo, portanto, que o mesmo utilize das ferramentas a ele disponibilizadas para o bom desempenho de suas funções”, diz a nota.
Quanto à justificativa da presença de torcedores no carro oficial, a Câmara justifica que, “no caso em questão, o veículo estava sendo utilizado para o transporte da parlamentar que iria participar de um evento esportivo, sendo que, um dos participantes desse evento é apoiado oficialmente pela Prefeitura de Municipal de Mateus Leme”.
Quanto aos questionamentos dos moradores em relação às medidas a serem tomadas diante da possível utilização indevida do veículo oficial, a Câmara Municipal afirma que oficialmente “não foi acionada, porém, caso isso ocorra será verificado e seguido o que determina a legislação que trata da matéria na Câmara”, informa.
Por fim, o presidente também respondeu sobre a transparência pública em relação à utilização de veículos oficiais. “Para uso dos vereadores em suas respectivas atuações parlamentares, está devidamente regrada por atos normativos internos, sendo que, esses veículos devem ser utilizados somente no desempenho das atividades parlamentares dos vereadores”, finalizou.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou entrar em contato com a vereadora Adelaide Antunes de Siqueira por meio de fontes e na própria Câmara Municipal. No entanto, devido ao recesso parlamentar, não conseguimos encontrá-la.