Prefeito reconhece aumento de casos da Dengue e pede ajuda da população para conter a doença

Moradores do São Gerônimo dizem que agentes não estão atuando na região e que situação é de calamidade no bairro

0
139

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa) de 2023, divulgado esta semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, aponta que, dos 828 municípios que participaram do estudo, 319 deles, ou seja, 38,6%, apresentam o Índice de Infestação Predial igual ou maior que 4, ou seja, estão em situação de risco para a transmissão da dengue, chikungunya e zika, doenças das quais o mosquito é o vetor de contágio. Outros 339 municípios, 41%, estão em “alerta” e, em 169, 20,4%, o indicador foi classificado como satisfatório, pois o índice de Infestação é menor que um. O IIP indica o percentual de imóveis que apresentaram recipientes infestados por larvas de mosquito Aedes aegypti em relação ao total de imóveis que foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias.

Adônis reconhece aumento

Como em todo estado, a situação de Juatuba não é diferente. Na semana passada, a Secretaria de Saúde do município, informou que Juatuba já realizou o 1º LIRAa e estão programadas mais três edições para os meses de maio, agosto e outubro.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, após a divulgação dos dados na última edição, o prefeito Adônis Pereira reconheceu o desenfreado aumento de casos de Dengue no município. “Esse aumento no índice se deu pelas chuvas severas em nossa cidade. Agora com a estiagem é hora de realizarmos juntos a limpeza dos lotes. Devemos atentar também para não jogar materiais inservíveis dentro dos nossos córregos”, pediu o prefeito.

Adônis mostrou no vídeo pneus entupindo bueiros na cidade, o que de acordo com ele foram jogados pela própria população. Segundo o prefeito, além de causar alagamentos em decorrência do entupimento dos bueiros os pneus são também um local propício para focos de Dengue. “Não joguem pneus nos rios ou em locais abertos; limpem seus lotes, temos que baixar esse índice urgente antes que a Dengue contamine toda população”, finalizou.

Situação no São Gerônimo

Na reunião da Câmara esta semana, o vereador Ted Saliba destacou a importância do trabalho dos agentes de endemias no município, mas chamou atenção do setor para dar mais atenção à região do São Gerônimo. Segundo o parlamentar, diversos moradores do bairro, têm reclamado da ausência dos agentes na região e o constante aumento de casos e doenças decorrentes do Aedes aegypti.